Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Wilson Martins

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 25.06.2020
03.03.1921 Brasil / São Paulo / São Paulo
30.01.2010 Brasil / Paraná / Curitiba
Wilson Martins (São Paulo, São Paulo, 1921 - Curitiba, Paraná, 2010). Crítico literário, tradutor e professor. A partir de 1930, vive com a família em Curitiba, onde estuda direito, formando-se em 1943, na Universidade do Paraná. Estréia como crítico literário com a publicação, em 1946, da coletânea Interpretações. Após receber bolsa de estudos ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Wilson Martins (São Paulo, São Paulo, 1921 - Curitiba, Paraná, 2010). Crítico literário, tradutor e professor. A partir de 1930, vive com a família em Curitiba, onde estuda direito, formando-se em 1943, na Universidade do Paraná. Estréia como crítico literário com a publicação, em 1946, da coletânea Interpretações. Após receber bolsa de estudos do governo francês, passa uma temporada em Paris entre 1947 e 1948. Em 1952 inicia a carreira de professor na Faculdade de Filosofia da Universidade do Paraná e, a partir de 1954, colabora na grande imprensa escrevendo para o jornal O Estado de S. Paulo. Em 1978 passa a escrever no Jornal do Brasil. Sua principal obra, História da Inteligência Brasileira, em sete volumes, publicados entre 1976 e 1979, mistura textos biográficos de importantes intelectuais brasileiros com a crítica de livros, dando ênfase ao estudo da literatura a partir dos contextos culturais em que ela se desenvolve. Os 15 volumes de Pontos de Vista reúnem toda a sua atividade em jornais.Wilson Martins faz parte de uma tradição iniciada na literatura francesa, atualmente seguida por poucos autores, e conhecida como "rodapé literário". Nela inscrevem-se os críticos que colaboram semanalmente para os jornais mantendo-se fora do universo acadêmico dos ensaios e valorizando a análise da obra e não de seu autor. De 1965 a 1991 leciona nos Estados Unidos, na cadeira de literatura brasileira da Universidade de Nova York. Três anos depois volta a viver em Curitiba. Em 1995 transfere sua coluna semanal para O Globo, mas retoma, em 2005, o trabalho de quase 20 anos de colaboração no Jornal do Brasil, no caderno Idéias.

 

Exposições 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: