Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Ciro Julio Cellurale

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 13.01.2021
13.11.1960 Brasil / São Paulo / Rio Claro
Ciro Julio Cellurale (Rio Claro, São Paulo, 1960). Pirogravurista, desenhista e pintor. A principal técnica utilizada em seus trabalhos é a pirogravura e os suportes variam entre a madeira e o papel com gramatura mais densa. Com interesse pela figura humana, é recorrente o retrato de artistas, esportistas e personagens históricos, que costumam a...

Texto

Abrir módulo

Ciro Julio Cellurale (Rio Claro, São Paulo, 1960). Pirogravurista, desenhista e pintor. A principal técnica utilizada em seus trabalhos é a pirogravura e os suportes variam entre a madeira e o papel com gramatura mais densa. Com interesse pela figura humana, é recorrente o retrato de artistas, esportistas e personagens históricos, que costumam aparecer em cenas icônicas. Quando aborda questões sociais contemporâneas, como as guerras e os conflitos territoriais ao redor do mundo, privilegia a perspectiva das crianças, que recebem destaque nas obras. É comum a presença de paisagens e construções urbanas, além da utilização de técnicas como o desenho em lápis sépia e a pintura a óleo sobre tela.

Exposições 21

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: