Título da obra: Sem Título


Sem Título
,
1998
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Orlando Maneschy
Biografia
Orlando Franco Maneschy (Belém, PA, 1968). Artista multimídia e professor. É um dos fundadores, juntamente com Flavya Mutran (1968), Cláudia Leão (1967) e Mariano Klautau Filho (1964), do grupo Caixa de Pandora, voltado à pesquisa e difusão de imagens. Entre 1996 e 1997, coordena a Agência Modelo de Publicidade da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Gradua-se em comunicação social pela mesma universidade em 1998, com habilitações em jornalismo e publicidade. Recebe o Prêmio Marc Ferrez, da Funarte, Rio de Janeiro, em 1997. Em 2001, conclui mestrado em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Por esta mesma instituição, obtém o título de doutor em comunicação e semiótica, em 2005. Desde este ano, atua como professor-adjunto do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da UFPA, onde ministra cursos na graduação e pós-graduação. É autor do livro Sequestros: Imagem na Arte Contemporânea Paraense, publicado em 2007 pela UDUFPA.
Comentário Crítico
Em 1993, Maneschy exibe em exposição coletiva suas primeiras experiências de fotografia expandida, trabalhos em que une fotografia, instalação, texto e diversos tipos de manipulação de imagens. Em Pandora the Eletronic Box (1993), por exemplo, o artista cria uma instalação com fotografias, algumas desfocadas, rastreando identidades quase fictícias, pertencentes à história de certa família que partiu sem deixar vestígios. A partir de 1994, a pesquisa do suporte, como matéria significante, torna-se uma característica fundamental na obra de Maneschy, como apontam as críticas Angela Magalhães e Nadja Peregrino. O trabalho do artista volta-se para manipulações feitas em papéis e filmes litográficos, montados entre chapas de vidro e emoldurados em estruturas de ferro oxidadas, como em Faustine (1995). A temática predominante nesse período é a passagem do tempo e o esfacelamento das relações interpessoais. Entre 1997 e 1998, nas fotografias do projeto Noite na Amazônia, Maneschy revela personagens e artistas performáticos da noite de Belém – drag queens, transformistas e amigos. Nessas imagens, o fotógrafo capta a encenação da noite pelo gesto de seus frequentadores, com inesperados resultados cênicos, estimulados pela busca da cor. Outros temas são constantes no percurso do artista: a sexualidade, o voyeurismo, a perversão, a pose, o instantâneo e a sensualidade velada. Eles estão presentes na série de fotografias Homens de Sangue (1999) e na instalação Estudo para Debutantes (2001).
Fundação Romulo Maiorana (Belém, PA)
Fundação Romulo Maiorana (Belém, PA)
Galeria Theodoro Braga
Fundação Romulo Maiorana (Belém, PA)
Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur)
Artebela Galeria Arte Molduras (São Paulo, SP)
Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur)
Itaugaleria (Brasília, DF)
Itaugaleria (Brasília, DF)
Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)
Associação Pró-Dança (São Paulo, SP)
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