Eduardo Almeida Reis
Texto
Biografia
Eduardo Brant Almeida dos Reis (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1937). É cronista, humorista, romancista, ensaísta, poeta, historiador e jornalista. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade da Guanabara, exerce advocacia e estagia no Banco do Brasil antes de ingressar na redação do jornal O Globo. Fazendeiro, colabora para as publicações O Ruralista, Revista dos Criadores, Correio Agro-Pecuário, A Granja e Folha de S. Paulo, escrevendo sempre sobre a vida rural. Em 1990, torna-se cronista do jornal Hoje em Dia. É autor de livros de história, de um romance e de diversas coletâneas de crônicas, entre elas Burrice Emocional (1998) e Amor Sincero Custa Caro (2002). Considerado um "gênio rural" pelo jornalista David Nasser e um "Montaigne porra-louca" pelo escritor João Ubaldo Ribeiro (1941), Eduardo Almeida Reis é conhecido pelo sarcasmo de seu texto e por suas opiniões controvertidas. É membro da Academia Mineira de Letras.
Fontes de pesquisa 1
- COUTINHO, Afrânio; SOUSA, J. Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. São Paulo: Global; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras, 2001: 2v.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
EDUARDO Almeida Reis.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023.
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa270027/eduardo-almeida-reis. Acesso em: 05 de fevereiro de 2023.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7