Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Eduardo Almeida Reis

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 10.04.2017
08.08.1937 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Eduardo Brant Almeida dos Reis (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1937). É cronista, humorista, romancista, ensaísta, poeta, historiador e jornalista. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade da Guanabara, exerce advocacia e estagia no Banco do Brasil antes de ingressar na redação do jornal O Globo. Fazendeiro, colabora para as pu...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Eduardo Brant Almeida dos Reis (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1937). É cronista, humorista, romancista, ensaísta, poeta, historiador e jornalista. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade da Guanabara, exerce advocacia e estagia no Banco do Brasil antes de ingressar na redação do jornal O Globo. Fazendeiro, colabora para as publicações O Ruralista, Revista dos Criadores, Correio Agro-Pecuário, A Granja e Folha de S. Paulo, escrevendo sempre sobre a vida rural. Em 1990, torna-se cronista do jornal Hoje em Dia. É autor de livros de história, de um romance e de diversas coletâneas de crônicas, entre elas Burrice Emocional (1998) e Amor Sincero Custa Caro (2002). Considerado um "gênio rural" pelo jornalista David Nasser e um "Montaigne porra-louca" pelo escritor João Ubaldo Ribeiro (1941), Eduardo Almeida Reis é conhecido pelo sarcasmo de seu texto e por suas opiniões controvertidas. É membro da Academia Mineira de Letras.

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, J. Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. São Paulo: Global; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras, 2001: 2v.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: