Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

André Santangelo

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 23.05.2017
12.07.1977 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Registro fotográfico arquivo do artista

Reiniciar, 2001
André Santangelo
Instalação - aquários, peixes-beta, cristal, sal grosso, câmeras, tvs e vídeo

André Luiz Santangelo Vianna (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1977). Artista visual e professor. Licencia-se em artes plásticas pela Faculdade Dulcina de Moraes, Brasília, em 1999. Frequenta a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), no Rio de Janeiro, entre 1996 e 1997. É professor de artes na rede pública de ensino. Seu trabal...

Texto

Abrir módulo

Biografia

André Luiz Santangelo Vianna (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1977). Artista visual e professor. Licencia-se em artes plásticas pela Faculdade Dulcina de Moraes, Brasília, em 1999. Frequenta a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), no Rio de Janeiro, entre 1996 e 1997. É professor de artes na rede pública de ensino. Seu trabalho joga de maneira recorrente com oposições, com as 'tensões entre iguais'. Os espaços que cria necessitam de manutenção diária, o que, segundo ele, produz situações que colocam o trabalho no limiar da performance. Vidros, peixes, água corrente, mercúrio (o líquido que é sólido) são elementos que usa com freqüência. E auto-retratos, partes do corpo do artista clicadas por ele próprio. O vídeo é utilizado como forma de reverberação das imagens que instala. Cria ciclos que se repetem sob a ação do fruidor, numa circularidade de tempo e espaço. 

Obras 1

Abrir módulo
Registro fotográfico arquivo do artista

Reiniciar

Instalação - aquários, peixes-beta, cristal, sal grosso, câmeras, tvs e vídeo

Exposições 25

Abrir módulo

Exposições virtuais 2

Abrir módulo

Mostras 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • MAPEAMENTO nacional da produção emergente [2001/2003]: Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. São Paulo: Itaú Cultural, 2002. (Rumos Itaú Cultural Artes Visuais).
  • RUMOS ITAÚ CULTURAL ARTES VISUAIS. Estranhamento. Curadoria Paulo Reis; apresentação Ricardo Ribenboim. Campinas: Itaú Cultural, 2002.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: