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Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Mario Cravo Neto

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 07.10.2021
20.04.1947 Brasil / Bahia / Salvador
09.08.2009 Brasil / Bahia / Salvador
Arquivo Eva Christensen

Lua With Egg II [Etenal Now], 1992
Mario Cravo Neto
Papel ilford multigrade fosco em gelatina de prata

Mario Cravo Neto (Salvador BA 1947 - idem 2009). Fotógrafo, escultor e desenhista. Recebe as primeiras orientações no campo do desenho e da escultura de seu pai, Mario Cravo Júnior. Acompanhando o pai, que participa do programa Artists on Residence, patrocinado pela Ford Foundation, viaja para Berlim em 1964. Nessa cidade mantém contato com o ar...

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Biografia
Mario Cravo Neto (Salvador BA 1947 - idem 2009). Fotógrafo, escultor e desenhista. Recebe as primeiras orientações no campo do desenho e da escultura de seu pai, Mario Cravo Júnior. Acompanhando o pai, que participa do programa Artists on Residence, patrocinado pela Ford Foundation, viaja para Berlim em 1964. Nessa cidade mantém contato com o artista italiano Emilio Vedova e com o fotógrafo Max Jakob. Em 1968, muda-se para Nova York e estuda na Arts Students League, com orientação de Jack Krueger, um dos precursores da arte conceitual na cidade. Nesse período, realiza a série de fotografias em cores On the Subway e produz suas primeiras esculturas de acrílico. Retorna ao Brasil em 1970. Sofre um acidente automobilístico em 1975, e interrompe sua atividade profissional por um ano. Posteriormente, dedica-se à fotografia de estúdio, cria instalações e realiza trabalho fotográfico com temática relacionada ao candomblé e à religiosidade católica. Publica, entre outros, os livros Ex-Votos, 1986, Salvador, 1999, Laróyè, 2000, Na Terra sob Meus Pés, 2003, e O Tigre do Dahomey - A Serpente de Whydah, 2004. Recebe o Prêmio Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte - Funarte, em 1996, o Price Waterhouse, no Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, em 1997; e o prêmio de melhor fotógrafo do ano da Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA, São Paulo, em 1980, 1995 e 2005.

Comentário Crítico
Mario Cravo Neto trabalha com maior freqüência a fotografia em preto-e-branco. Como aponta o estudioso Rubens Fernandes Júnior, suas fotografias revelam acuidade na descrição fotográfica, evocando a herança deixada pelo trabalho anterior com escultura. Em suas obras, utiliza-se de baixas luzes, enquadramento fechado e foco crítico, que dimensionando volumes e explorando as diferentes texturas, realça o objetivo primeiro de cada foto. A sensação táctil é outro aspecto interessante de seu trabalho, ressaltada pelos jogos de luz e sombra.

Sua fotografia transita pelo imaginário religioso e místico, principalmente da religiosidade católica e do candomblé. Para Fernandes Júnior, há uma relação direta entre o trabalho de Cravo Neto e o do fotógrafo e etnógrafo Pierre Verger, principalmente ao abordar a possessão espiritual do corpo. Para compor a série Ex-Voto, o fotógrafo utiliza esculturas votivas em madeira talhada, atualmente reunidas na Fundação Gregório de Mattos, em Salvador. As fotografias da série revelam uma grande sensibilidade no uso da luz, de forma a valorizar os planos, entalhes e relevos das peças.

Enfoca freqüentemente fragmentos do corpo humano em seus trabalhos e, por vezes, os associa a objetos, como bolas ou pedras, ou a animais, o que confere à imagem um ar de estranhamento e, por vezes, um caráter ritualístico. Sua obra, como ressalta o crítico Casimiro Xavier de Mendonça, não é narrativa, nem documental, nem antropológica. É o suporte para um investimento visual que procura acentuar a relação do homem com o desconhecido com base no estabelecimento de relações inesperadas, sobretudo na oposição entre objetos e corpos.

Obras 14

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Espetáculos 1

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Exposições 298

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Feiras de arte 5

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Fontes de pesquisa 10

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  • ALÉM da Taprobana: a figura humana nas artes plásticas dos países de língua portuguesa. Curadoria Claudio Telles. Rio de Janeiro: MAM, 1995.
  • CARBONCINI, Anna (coord.). Coleção Pirelli / MASP de Fotografias: v. 1. Versão em inglês Kevin M. Benson Mundy. São Paulo: Masp, 1991.
  • CARBONCINI, Anna (coord.). Coleção Pirelli/MASP de Fotografias: v. 4. Versão em inglês Kevin M. Benson Mundy. São Paulo: MASP, 1994.
  • CRAVO NETO, Mario. Ex-voto. Prefácio Pietro Maria Bardi; introdução Gilberto Freyre; texto Mario Barata; tradução Sheila Toogood, Colling McDonnel. Salvador: Aries, 1986. 142p. il. color.
  • CRAVO NETO, Mario. Mário Cravo Neto. Introdução Rubens Fernandes Júnior. Salvador: Aries, 1995. 72 p., il. p&b.
  • CRAVO NETO, Mario. Mário Cravo Neto. Tradução Donald Francis Occhiuzzo, Janet Fisher; texto Casimiro Xavier de Mendonça. Salvador: Ada Galeria de Arte, 1991. [39] p., il. p&b.
  • CRAVO NETO, Mario; CANONGIA, Ligia (coord.). Na terra sob meus pés. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2003. 80 p., il. p&b. color.
  • MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, SÃO PAULO, SP. Negro de corpo e alma. Curadoria Emanoel Araújo, Maria Lúcia Montes, Carlos Eugênio Marcondes de Moura; tradução Christopher Ainsbury, Denise Kato, Doris Hefti, Douglas V. Smith, Eduardo Hardman, Eugênia Deheinzelin, Grant Ellis, H. Sabrina Gledhill, John Norman, Katica Szabó, Lilian Escorel, Regina Alfarano, Ricardo Gomes Quintana, Robert Slenes, Carlos Galvão, Suzanne Oboler, Elitza Bachvarova, Thomas William Nerney. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo : Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000.
  • Programa do Espetáculo - A Aurora da Minha Vida - 1981. Não catalogado
  • VERGER, Cravo. Texto Pierre Verger, Mario Cravo Junior. Salvador: Galeria da Pousada do Carmo, 1979.

Como citar

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Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: