Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Sebastião Salgado

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 10.05.2017
08.02.1944 Brasil / Minas Gerais / Aimorés

Sebastião Salgado
Pedro Karp Vasquez, Sebastião Salgado

Sebastião Ribeiro Salgado (Aimorés, Minas Gerais, 1944). Fotógrafo. Com formação em economia, realiza doutorado nesta área pela Université de Paris. Entre 1971 e 1973, trabalha para a Organização Internacional do Café, em Londres. Durante viagem à África, na qual coordena um projeto sobre a cultura do café em Angola, decide tornar-se fotógrafo. ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Sebastião Ribeiro Salgado (Aimorés, Minas Gerais, 1944). Fotógrafo. Com formação em economia, realiza doutorado nesta área pela Université de Paris. Entre 1971 e 1973, trabalha para a Organização Internacional do Café, em Londres. Durante viagem à África, na qual coordena um projeto sobre a cultura do café em Angola, decide tornar-se fotógrafo. Reside em Paris a partir de 1974, e trabalha para as agências Sygma (até o ano seguinte) e Gamma, entre 1975 e 1979. Documenta conturbados acontecimentos sociais e políticos na Europa e na África. Em 1979, ingressa na agência Magnum, na qual permanece até 1994, ano em que cria a própria empresa, a Amazonas Imagens. Realiza viagens pela América Latina, entre 1977 e 1984, documentando as condições de vida dos camponeses e dos índios, que divulga no livro Autres Ameriques, de 1986. Na década de 1980, trabalha por 15 meses com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras, percorrendo a região do Sahel, na África, e registrando a devastação causada pela seca. Produz, entre 1986 e 1992, a série Trabalhadores, em que documenta o trabalho manual e as difíceis condições de vida dos trabalhadores em várias regiões do mundo. É autor dos livros: Sahel: L'Homme en Détresse (França, 1986), La main de l'Homme (França, 1993), Terra (Brasil, 1997), Trabalhadores: uma Arqueologia da Era Industrial (Brasil, 1996) e Retratos de Crianças do Êxodo (Brasil, 2000), entre outros.

Análise

Na opinião do historiador Pedro Vasquez, o trabalho de Salgado, em termos de afinidades criativas, pode ser comparado ao dos fotógrafos Eugene Smith (1918 - 1978) e Henri Cartier-Bresson (1908). Em comum com Smith, ele tem a solidariedade com o ser humano, refletida em certo ar de gravidade e no sentimento do trágico que permeiam suas fotos. Em relação a Cartier-Bresson, compartilha o apurado senso de composição, o chamado "instante decisivo": o momento fugaz em que todos os elementos constitutivos de uma determinada cena se harmonizam num instante expressivo.

Em suas fotografias, de composição clássica, destaca-se o uso da luz e de negros intensos. Com a força simbólica das imagens e a gravidade dos rostos, o trabalho de Sebastião Salgado, além do caráter de denúncia, resgata a dignidade humana e presta homenagem aos personagens retratados.

Obras 2

Abrir módulo

Exposições 256

Abrir módulo

Feiras de arte 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 15

Abrir módulo
  • 2º Leilão de fotografia. São Paulo: Fundação Abrinq.
  • CARBONCINI, Anna (coord.). Coleção Pirelli / MASP de Fotografias: v. 1. Versão em inglês Kevin M. Benson Mundy. São Paulo: Masp, 1991.
  • CONTEMPORARY brazilian photography: a selection of photographs from the collection of Joaquim Paiva. Apresentação João Almino. São Francisco: Center For the Arts Yerba Buena Gardens, 1994.
  • FOTOGRAFIA brasileira contemporânea: uma seleção de fotografias da coleção Joaquim Paiva. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1995.
  • GALEANO, Eduardo. In: Nossa América = Nuestra América: Revista do Memorial da América Latina, São Paulo, n.2, p.92, 199.
  • NEPOMUCENO, Eric. Sebastião Salgado [entrevista]. Nossa América = Nuestra América: Revista do Memorial da América Latina, São Paulo, n.2, p.78-81, 1993.
  • PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Estação Liberdade, 1997.
  • SALGADO, Sebastião. As melhores fotos = The best photos. São Paulo: Boccato Ed., 1992. (As Melhores fotos, 5).
  • SALGADO, Sebastião. Outras Américas. Prefácio Alan Riding. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
  • SALGADO, Sebastião. Sebastião Salgado. Introdução Christian Caujolle. Paris: Centre Nacional de La Photographie, 1993.
  • SALGADO, Sebastião. Terra. Introd. José Saramago. Versos de Chico Buarque. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
  • SALGADO, Sebastião. Trabalhadores: uma arqueologia da era industrial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
  • SALGADO, Sebastião. Workers: an archaeology of the industrial age. Tradução Alan Riding; introdução Eric Nepomuceno. New York: Aperture, 1993.
  • SEMANA DA FOTOGRAFIA DE CURITIBA, 4., 1994, Paraná, MARIANI, Anna, MASCARO, Cristiano. 4ª Semana da fotografia de Curitiba. Apresentação Orlando Azevedo. Curitiba: FCC, 1994.
  • VASQUEZ, Pedro Karp. Fotografia: reflexos e reflexões. Porto Alegre: L&PM, 1986. (Universidade livre).

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: