Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Paulo Von Poser

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 24.10.2019
19.10.1960 Brasil / São Paulo / São Paulo
Paulo Fernando von Poser (São Paulo, São Paulo, 1968).  Arquiteto, desenhista, gravador, professor e cenógrafo. Forma-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), em 1982. Durante a graduação, dá cursos de desenho de observação. A partir de 1989, começa a desenhar rosas. O tema, recorrente em seus trabalhos,...

Texto

Abrir módulo

Paulo Fernando von Poser (São Paulo, São Paulo, 1968).  Arquiteto, desenhista, gravador, professor e cenógrafo. Forma-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), em 1982. Durante a graduação, dá cursos de desenho de observação. A partir de 1989, começa a desenhar rosas. O tema, recorrente em seus trabalhos, torna-se mais conhecido em 1996, quando o artista ilustra, com flores, o calendário do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP). Realiza diversas exposições individuais e coletivas. Dentre elas, a Horizontes (2001), composta de desenhos e pinturas expostos em praias da Bahia e no Arpoador, Rio de Janeiro. Junto com a fotógrafa Cristina Guerra (1960) faz o projeto Você Está aqui, que resulta em três exposições no ano 2006. Em 2007, participa de manifestação de Arte Pública em Auvergne, França; da Bienal de Art Siart em La Paz, Bolívia, e instala um painel de 3.500 azulejos nos muros do cemitério Araçá, em São Paulo. Em 2008, restaura o foyer e o teto do Theatro Guarany, em Santos. Lança seu primeiro livro, A Cidade e a Rosa, em 2010. Dois anos depois, expõe alguns trabalhos no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em mostra comemorativa dos 30 anos de sua carreira. Atualmente, leciona desenho na Escola da Cidade e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (Faus).

 

Análise

Embora trabalhe com desenhos, gravuras e litografias, Paulo von Poser expressa, em seus trabalhos, a influência da formação em arquitetura. O artista retrata o cenário urbano, sobretudo da cidade de São Paulo e mostra a capital paulista da perspectiva do transeunte, que observa a cidade enquanto passeia por suas ruas. Também da de quem a olha do alto, caso em que os desenhos lembram maquetes. O arquiteto Giancarlo Latorraca afirma que o artista “nos convida a ler a arquitetura em todos os sentidos”1.Para Latorraca, há forte relação entre o trabalho de professor e de desenhista, uma vez que as caminhadas de von Poser com seus alunos alimentam a produção, e o espaço público é seu ateliê. Conhecido como “o artista das rosas”, von Poser não separa as flores da cena urbana. Nos desenhos feitos a carvão ou nanquim, a rosa é o elemento colorido em meio à metrópole preta e branca. Para o artista, a rosa é a possibilidade de ir além, metáfora da criação artística. Destaca-se o trabalho realizado no Theatro Guarany, em Santos. Von Poser restaura o foyer e o teto do teatro. No primeiro, faz releitura de Santos em 1890, do pintor Benedito Calixto (1853-1927), mesclando elementos da Santos atual ao retrato da cidade no século XIX. No segundo, retrata cenas do livro O Guarani (1857) do escritor José de Alencar (1829-1877).

 

 

Notas

1. Poser, Paulo von. A cidade e a rosa. Prefácio Giancarlo Latorraca. São Paulo: Luste, 2010.

Exposições 18

Abrir módulo

Seminários 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • FUNDAÇÃO TV Educativa Universidade Católica de Santos. Programa Urbanidades. Exposição Floração, de Paulo Von Poser. Santos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kgVh82GoNlU.
  • OHTAKE, Ricardo et al. Arte em Metrópolis. Fotografia Nelson Kon. Apresentação Marcos Mendonça, Maristela Requião. Texto Marcy Junqueira. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2005.
  • POSER, Paulo von. A cidade e a rosa. Prefácio Giancarlo Latorraca. São Paulo: Luste, 2010.
  • TRAJETÓRIA Paulo von Poser: mostra comemorativa, 30 anos de exposições - 1982/2012. Mube-São Paulo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=r09q2ckzl-k.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: