Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Claudia Bakker

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 03.04.2017
1964 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Reprodução fotográfica Wilton Montenegro

[Sem Título], 1995
Claudia Bakker
Fotografia
Coleção Joel Edelstein

Claudia Maria Freitas Bakker Doctors (Rio de Janeiro RJ 1964). Artista visual e fotógrafa.  Em 1988, gradua-se em comunicação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ. Na mesma instituição, entre 1990 e 1991, frequenta curso de pós-graduação em história da arte e arquitetura no Brasil. Conclui mestrado em comunicação e tec...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Claudia Maria Freitas Bakker Doctors (Rio de Janeiro RJ 1964). Artista visual e fotógrafa.  Em 1988, gradua-se em comunicação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ. Na mesma instituição, entre 1990 e 1991, frequenta curso de pós-graduação em história da arte e arquitetura no Brasil. Conclui mestrado em comunicação e tecnologia da imagem, em 2001, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ. Em 1994, realiza sua primeira instalação, colocando 900 maçãs em uma fonte de água do Museu do Açude. Realiza filmes como O Pomar e o Mar, exibido na Galeria Ibeu Copacabana, em 1996, e, Apropriação - Desejo/Limite, exibido na Fundação Casa França Brasil, em 1998. Nesse ano, é uma das contempladas pelo Projeto Macunaíma, da Funarte. Faz pesquisa e assistência de curadoria para Marcio Doctors, em 2002, na exposição Pioneiro Palatnik: máquinas de pintar e máquinas de desacelerar, realizada no Itaú Cultural. Em 2005, participa da intervenção Pyrata, com o Grupo Py, em uma barca que realiza a  travessia Rio-Niterói. Desenvolve, em parceria com a estilista Luiza Marcier, em 2009, uma série de desenhos bordados e um vestido, trabalhos que integraram a Coletiva 09, da Mercedes Viegas Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro.

Obras 6

Abrir módulo
Reprodução fotográfica Wilton Montenegro

[Sem Título]

Voil, maçãs, caixa de vidro com tinta vermelha e vídeo-intervenção
Reprodução fotográfica Wilton Montenegro

[Sem Título]

Fotografia
Reprodução fotográfica Wilton Montenegro

Fotoobjetos

Fotografia, acrílico e película adesiva

Exposições 80

Abrir módulo

Feiras de arte 4

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 12

Abrir módulo
  • AS POTÊNCIAS do orgânico. Versão em inglês Stephen Berg; apresentação Helio Portocarrero, Carlos Martins; curadoria Márcio Doctors; apresentação Márcio Doctors. Rio de Janeiro: Museu do Açude, 1994. [20] p., il. p&b.
  • BAKKER, Claudia. Claudia Bakker: projeto Macunaíma. Projeto gráfico Alexis Lobo; curadoria e texto Fernando Cocchiarale. Rio de Janeiro: Funarte, 1998. folha dobrada, il. p&b. color.
  • BAKKER, Claudia. [Currículo]. Enviado pela artista em 02.05.2006.
  • BAKKER, Claudia. [Currículo]. Enviado pela artista em 19.09.2012.
  • COCCHIARALE, Fernando. Lapsos de Espaço / Entrecruzamentos do tempo. Rio de Janeiro: Funarte/Projeto Macunaíma, 1998.
  • DOCTORS, Márcio. A arte da presença. I: FERREIRA, Glória (org.). Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006. (Pensamento crítico)., p.493-498.
  • DOCTORS, Márcio. A arte da presença. IN: A Forma na Floresta. Rio de Janeiro, 1999, p. 4-7.
  • DUARTE, Luisa. Do cotidiano ao sonho em quatro artistas. Rio de Janeiro: Galeria Mercedes Viegas, 2007.
  • EMÍLIO CARLOS, Esther. Provas de Amor. Rio de Janeiro: Galeria do IBEU, 1996.
  • NAVAS, Adolfo Montejo. O tempo como algo orgânico. Rio de Janeiro: Museu da República, 1998. Texto de apresentação da exposição.
  • REGINA de Paula e Claudia Bakker. Texto Luíza Interlenghi; fotografia Wilton Montenegro. Rio de Janeiro, 1997. 1 folha dobrada.
  • REIS, Paulo. Vontade e Contemplação - Os Desenhos e Claudia Bakker. Rio de Janeiro : Galeria Graça Brandão, 2008.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: