Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Raul Mourão

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 06.01.2021
24.08.1967 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini/Itaú Cultural

Lulacaixa10, 2006
Raul Mourão
Bonecos de pelúcia, madeira e vidro

Raul Antônio de Brito Mourão Vieira (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1967). Artista multimídia, produtor e diretor de arte. Em 1986, ingressa no curso de comunicação da Faculdade Hélio Alonso e frequenta aulas da Escola de Artes Visuais Parque Lage (EAV/Parque Lage), ambas no Rio de Janeiro. Na mesma época, assiste a oficinas de cinema e fotogra...

Texto

Abrir módulo

Raul Antônio de Brito Mourão Vieira (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1967). Artista multimídia, produtor e diretor de arte. Em 1986, ingressa no curso de comunicação da Faculdade Hélio Alonso e frequenta aulas da Escola de Artes Visuais Parque Lage (EAV/Parque Lage), ambas no Rio de Janeiro. Na mesma época, assiste a oficinas de cinema e fotografia e começa a estagiar em uma produtora independente, familiarizando-se com o vídeo. 

Em 1988, transfere-se para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula e volta a estudar na EAV/Parque Lage, convivendo com artistas cariocas. Em 1990, muda-se para o curso de arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A primeira participação em mostra de arte ocorre no ano seguinte, no 15° Salão Carioca. Em 1992, assiste ao curso Aspectos da Sensibilidade Moderna, do crítico Paulo Venancio Filho (1953), importante para sua reflexão sobre arte. Ainda nesse ano, conhece o diretor de cinema Roberto Berliner (1957) e passa a fazer direção de arte de videoclipes e documentários. Em 1993, é um dos sócios fundadores do escritório de design Tecnopop e faz sua primeira individual, no Espaço Cultural Sergio Porto, no Rio de Janeiro. Em 1999, cria, com os artistas Eduardo Coimbra (1955) e Ricardo Basbaum (1961), uma iniciativa artística independente chamada Agência de Organismos Artísticos (Agora), que, depois de se tornar Espaço Agora/Capacete, finda em 2002. Em 2007, é lançado um livro sobre seu trabalho na coleção Arte Bra.

 

Análise

A matéria inicial do trabalho de Raul Mourão está nas coisas do cotidiano urbano, como grades de segurança, jogos de futebol, sinalização de rua e botequins. Ele trabalha elementos que colhe da observação da cidade e lança-os, com ironia, na arte. Esse deslocamento e a consequente ressignificação das coisas levantam questões sobre o espaço urbano e o corpo social que nele vive. O modo como o trabalho se materializa varia: os cartões amarelo e vermelho do futebol viram duas placas de acrílico retangulares, encerradas em uma caixa branca de madeira (Cartões, 2001); o presidente da República, tratado como celebridade de televisão, pode gerar um boneco de pelúcia (Luladepelúcia, 2005).

A série Grades é o desdobramento de uma pesquisa iniciada em 1989 com o registro fotográfico de grades de segurança no Rio de Janeiro. Em 2000, Mourão recebe uma bolsa da prefeitura da cidade para continuar a pesquisa. Daí resultam trabalhos diversos: esculturas, fotos, serigrafias, vídeos e instalações. Em Entonces (2004) – instalação realizada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo – esculturas ocas formadas de vigas de ferro unidas como grades acumulam-se no espaço expositivo, criando uma minicidade de estreitos corredores por onde se pode circular. Faz referência às cidades reais em que os dispositivos de segurança têm se expandido cada vez mais, fragmentando-as de maneira violenta. As grades deslocadas e disfuncionais questionam o espaço urbano que criamos para nós.

Obras 1

Abrir módulo
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini/Itaú Cultural

Lulacaixa10

Bonecos de pelúcia, madeira e vidro

Espetáculos 1

Abrir módulo

Exposições 72

Abrir módulo

Feiras de arte 4

Abrir módulo

Intervenções 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • MOURÃO, Raul. Raul Mourão. Coordenação e apresentação Luiza Mello; textos Paulo Herkenhoff, Paulo Venancio Filho, Agnaldo Farias. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: Automatica: Tecnopop, 2007. (Arte Bra).
  • MOURÃO, Raul. [Currículo]. Enviado pela galeria Lurixs Arte Contemporânea em 10 ago. 2011.
  • RAUL MOURÃO. Blog do Artista. Rio de Janeiro. Disponível em: http://raulmourao.blogspot.com/. Acesso em: 11 ago. 2011.
  • RAUL MOURÃO. Site do artista. Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.raulmourao.com/. Acesso em: 11 ago. 2011.
  • SCOVINO, Felipe (Org.). Arquivo contemporâneo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: