Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Álvaro Alves de Faria

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1942 Brasil / São Paulo / São Paulo
Álvaro Alves de Faria (São Paulo SP 1942). Poeta, ensaísta e jornalista. Em São Paulo, realiza seus primeiros estudos e, nos anos 1970, forma-se em sociologia e política nas Faculdades Integradas Alcântara Machado - Fiam. Conclui em 1980 o mestrado em comunicação social pela Faculdade Cásper Líbero. Estréia com o livro Noturno Maior, publicado e...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Álvaro Alves de Faria (São Paulo SP 1942). Poeta, ensaísta e jornalista. Em São Paulo, realiza seus primeiros estudos e, nos anos 1970, forma-se em sociologia e política nas Faculdades Integradas Alcântara Machado - Fiam. Conclui em 1980 o mestrado em comunicação social pela Faculdade Cásper Líbero. Estréia com o livro Noturno Maior, publicado em 1963; e, três anos mais tarde, trabalha no Diário de S.Paulo, em que cria o suplemento dominical de cultura. Colabora com vários jornais e suplementos do Brasil e do exterior. Em 1978, vai trabalhar na Rádio Jovem Pan. Ganhador de vários prêmios, tanto pela sua atuação como jornalista cultural quanto pelas suas obras, o poeta faz parte da chamada Geração 60 da poesia de São Paulo, junto com nomes como Carlos Felipe Moisés (1942), Jorge Mautner (1941), Eunice Arruda (1939), Claudio Willer (1940), entre outros. Sua ampla obra caracteriza-se pelo extremo lirismo e pela contestação social e política. Também voltado ao resgate da tradição lírica portuguesa que o leva a ter muitos de seus livros publicados atualmente em Portugal. Tem poemas traduzidos para o inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, servo-croata e japonês. É editorialista e chefe-geral da Rádio Jovem Pan e da Rede Jovem Pan-SAT no período noturno.

Exposições 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: