Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Hugo Pontes

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 24.10.2019
22.07.1945 Brasil / Minas Gerais / Três Corações
Hugo Pontes (Três Corações, Minas Gerais, 1945). Poeta e professor. Formado em Letras (português/ francês), pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de Divinópolis, em Minas Gerais. Possui especialização em literatura brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte. Em 1963, inicia a carreira literária em Oliveira, Minas Gerais. No...

Texto

Abrir módulo

Hugo Pontes (Três Corações, Minas Gerais, 1945). Poeta e professor. Formado em Letras (português/ francês), pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de Divinópolis, em Minas Gerais. Possui especialização em literatura brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte. Em 1963, inicia a carreira literária em Oliveira, Minas Gerais. No mesmo ano, funda o Grupo VIX de poesia de vanguarda junto com Márcio Almeida (1947), Márcio Vicente Silveira Santos e Waldemar de Oliveira. Além disso, faz parte do movimento de Poema/ Processo com o grupo de poetas da cidade de Cataguases, Minas Gerais. Em 1974, muda-se para Poços de Caldas, onde leciona no campus da Universidade de Alfenas e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Escreve para os periódicos Jornal do Brasil, Correio do Sul, Estado de Minas e Jornal de Poços. Sua produção está ligada à poesia, ao poema visual, à arte postal e arte-xerox. Nos anos 1990, participa de exposições no Canadá, Hungria, Rússia e Austrália com a temática do poema visual. Desde 1996, mantém o site Poema Visual, que divulga poemas visuais e arte postal. Publica os livros Defesa de Tese: Poemas sem Fronteiras (1997) e Poemas Visuais e Poesias (2002). É homenageado pelo 24o Congresso Brasileiro de Poesia, em 2016. Seu trabalho é influenciado por Lêdo Ivo (1924-2012), João Cabral de Melo Neto (1920-1999) e Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). O conjunto de sua obra é marcado pela temática social e pelo teor combativo com traços de experimentalismos visuais.

 

Exposições 4

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 8

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: