Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

John Nicholson

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1951 Estados Unidos / Texas / Comanche
Reprodução fotográfica Vicente de Mello

A Grande Tela, 1984
Claudio Kuperman, Luiz Aquila, John Nicholson
Óleo sobre tela
180,00 cm x 69,00 cm

John Nicholson (Comanche, Estados Unidos 1951). Pintor. Muda-se para o Rio de Janeiro em 1977 depois de estudar artes plásticas na Universidade de Houston e na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Inicia a carreira de professor de pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 1980, ano em que participa de diversas mostras coletivas ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

John Nicholson (Comanche, Estados Unidos 1951). Pintor. Muda-se para o Rio de Janeiro em 1977 depois de estudar artes plásticas na Universidade de Houston e na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Inicia a carreira de professor de pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 1980, ano em que participa de diversas mostras coletivas no Rio de Janeiro e produz, em conjunto com Luiz Aquila e Claudio Kuperman, a Grande Tela, gigantesco painel que representa um claro manifesto de afirmação da pintura. Por causa de sua atuação como pintor e professor nesse período, Nicholson torna-se um dos mestres da chamada Geração 80, lançada no Brasil em exposição histórica realizada no Parque Lage, em 1984. Sua pintura, inicialmente figurativa, se transforma a partir da mudança para o Brasil e da convivência com Luiz Aquila, companheiro de ateliê durante alguns anos, que passa a apoiá-lo na criação abstrata. Suas obras, atualmente, expressam essa abstração através do uso da superposição de planos e das cores fortes da pop arte e do expressionismo abstrato.

Obras 1

Abrir módulo
Reprodução fotográfica Vicente de Mello

A Grande Tela

Óleo sobre tela

Exposições 59

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • BIRMAN, Joel. Por uma estilística da existência: sobre a psicanálise, a modernidade e a arte. São Paulo: Editora 34, 1996. 222 p. NICHOLSON, John. John Nicholson. Texto João Grijó, Joel Birman; comentário Hansruedi Rudy Demenga. Rio de Janeiro : Fundação Casa França Brasil, 1998. [28] p. NICHOLSON, John. Nicholson. Apresentação Lauro Cavalcanti; texto Joel Birman; Rio de Janeiro : Paço Imperial, 1995. 48 p.
  • TERRITÓRIO ocupado. Curadoria Marcus de Lontra Costa. Rio de Janeiro: Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 1986.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: