Artigo da seção pessoas Guto Nóbrega

Guto Nóbrega

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deGuto Nóbrega: 26-09-1965 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Cabo Frio)
Imagem representativa do artigo

Nós Estamos Aqui 3 , s.d. , Guto Nóbrega
Reprodução Fotográfica Acervo do Artista

Carlos A. M. da Nóbrega (Cabo Frio, Rio de Janeiro,1965). Conhecido como Guto Nóbrega, é artista e pesquisador. Em 1982, forma-se como técnico pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (CETFC) e, em 1998, como bacharel em gravura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 1995 é professor de pós graduação em artes visuais pela UFRJ, onde funda e coordena o Núcleo de Arte e Novos Organismos (Nano), espaço de investigação das intersecções entre ciência, arte e tecnologia. Em 2003, apresenta mestrado em comunicação, tecnologia e estética pela universidade carioca. Em 2009, torna-se doutor em interactive arts pela University of Plymouth (UOP), Inglaterra. Nóbrega tem textos amplamente publicados em periódicos e livros, e suas obras são apresentadas internacionalmente em universidades e centros de pesquisa, como o Coeur des Sciences da Université du Quebec à Montreal (Canadá) e Centro de Arte y Creación Industrial, em Gijon (Espanha). A pesquisa do artista transpassa a arte e, por meio de processos híbridos e orgânicos, encontra conexões e cria novas interfaces, com  auxílio da robótica e da baixa tecnologia de ponta. Nóbrega entende que a confluência de ciência, tecnologia e arte pode gerar novas experiências estéticas e novas leituras para o mundo da arte-tecnologia.

Análise

Guto Nóbrega é um artista-pesquisador cujo trabalho de pesquisa tem caráter transdisciplinar e transita nos domínios da arte, da ciência, da tecnologia e da natureza. O exemplo dessa troca orgânica entre linguagens e experiências estéticas e sensoriais é o trabalho Breathing. A instalação combina elementos analógicos e digitais, naturais e artificiais – que são, por sua vez, apreciados pelo artista como combinação necessária para compreender as camadas da arte contemporânea. Construída como uma criatura híbrida, a obra apresenta a possibilidade de interação entre o observador e uma planta. O trabalho é resultado de uma pesquisa intensa sobre plantas como agentes sensíveis na criação da arte. O elemento lúdico, tão presente nas obras de Nóbrega, torna possível que o observador possa notar o momento exato da troca de energia entre ele e a criatura orgânica. A potência de Breathing não está nos aparatos técnicos ou na estética de adotada pelo artista, mas na experiência sensorial que, por meio de luzes, ruídos e movimentos, torna quase palpável a troca de energia invisível.

Outras informações de Guto Nóbrega:

  • Outros nomes
    • Carlos Augusto Moreira da Nóbrega
  • Habilidades
    • Artista visual
    • Pesquisador

Obras de Guto Nóbrega: (1) obras disponíveis:

Exposições (9)

Artigo sobre Inter Faces Urbanas

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioInter Faces Urbanas: 10-10-2002  |  Data de término | 03-11-2002
Resumo do artigo Inter Faces Urbanas:

Galeria Quirino Campofiorito (Niterói, RJ)

Fontes de pesquisa (4)

  • DADOS DO ARTISTA. Site Oficial Itaú Cultural. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa249047/guto-nobrega. Acesso em: 30 jun. 2016.
  • ENTREVISTA COM O ARTISTA. Revista FILE. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=EP8JBAAAQBAJ&pg=PA20&lpg=PA20&dq=guto+n%C3%B3brega+artista&source=bl&ots=u0mvFQFHdM&sig=IeY2AH6Mfu1F4miYKVK81tAXRz4&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwig2NmYy_DNAhUClZAKHb_aDTY4ChDoAQgxMAQ#v=onepage&q=guto%20n%C3%B3brega%20artista&f=false. Acesso em: 25 jun. 2016.
  • GRUPO NANO. Site oficial da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: https://nano.eba.ufrj.br. Acesso em 27 jun. 2016.
  • GUTO NÓBREGA. Site oficial do artista. Disponível em: http://cargocollective.com/gutonobrega/filter/artwork. Acesso em: 25 jun. 2016

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • GUTO Nóbrega. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa249047/guto-nobrega>. Acesso em: 12 de Nov. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7