Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Guto Nóbrega

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 21.10.2019
26.09.1965 Brasil / Rio de Janeiro / Cabo Frio
Reprodução Fotográfica Acervo do Artista

Nós Estamos Aqui 3
Guto Nóbrega
Manipulação digital sobre fotografia

Carlos A. M. da Nóbrega (Cabo Frio, Rio de Janeiro,1965). Conhecido como Guto Nóbrega, é artista e pesquisador. Em 1982, forma-se como técnico pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (CETFC) e, em 1998, como bacharel em gravura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 1995 é professor de pós graduação em artes visu...

Texto

Abrir módulo

Carlos A. M. da Nóbrega (Cabo Frio, Rio de Janeiro,1965). Conhecido como Guto Nóbrega, é artista e pesquisador. Em 1982, forma-se como técnico pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (CETFC) e, em 1998, como bacharel em gravura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 1995 é professor de pós graduação em artes visuais pela UFRJ, onde funda e coordena o Núcleo de Arte e Novos Organismos (Nano), espaço de investigação das intersecções entre ciência, arte e tecnologia. Em 2003, apresenta mestrado em comunicação, tecnologia e estética pela universidade carioca. Em 2009, torna-se doutor em interactive arts pela University of Plymouth (UOP), Inglaterra. Nóbrega tem textos amplamente publicados em periódicos e livros, e suas obras são apresentadas internacionalmente em universidades e centros de pesquisa, como o Coeur des Sciences da Université du Quebec à Montreal (Canadá) e Centro de Arte y Creación Industrial, em Gijon (Espanha). A pesquisa do artista transpassa a arte e, por meio de processos híbridos e orgânicos, encontra conexões e cria novas interfaces, com  auxílio da robótica e da baixa tecnologia de ponta. Nóbrega entende que a confluência de ciência, tecnologia e arte pode gerar novas experiências estéticas e novas leituras para o mundo da arte-tecnologia.

 

Análise

Guto Nóbrega é um artista-pesquisador cujo trabalho de pesquisa tem caráter transdisciplinar e transita nos domínios da arte, da ciência, da tecnologia e da natureza. O exemplo dessa troca orgânica entre linguagens e experiências estéticas e sensoriais é o trabalho Breathing. A instalação combina elementos analógicos e digitais, naturais e artificiais – que são, por sua vez, apreciados pelo artista como combinação necessária para compreender as camadas da arte contemporânea. Construída como uma criatura híbrida, a obra apresenta a possibilidade de interação entre o observador e uma planta. O trabalho é resultado de uma pesquisa intensa sobre plantas como agentes sensíveis na criação da arte. O elemento lúdico, tão presente nas obras de Nóbrega, torna possível que o observador possa notar o momento exato da troca de energia entre ele e a criatura orgânica. A potência de Breathing não está nos aparatos técnicos ou na estética de adotada pelo artista, mas na experiência sensorial que, por meio de luzes, ruídos e movimentos, torna quase palpável a troca de energia invisível.

Obras 1

Abrir módulo
Reprodução Fotográfica Acervo do Artista

Nós Estamos Aqui 3

Manipulação digital sobre fotografia

Exposições 8

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: