Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Marta Penner

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 28.03.2017
30.11.1965 Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre
Foto: arquivo da artista

Paisagem do Não-Evento, 2000
Marta Penner
Website

Marta Penner da Cunha (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1965). Artista visual. Formada em pintura pela Universidade de Brasília (UnB), é mestre em arte e tecnologia da imagem pela mesma instituição. Orienta o ateliê de pintura da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), Brasília. Inicia sua trajetória artística como gravadora e, posteriormen...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Marta Penner da Cunha (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1965). Artista visual. Formada em pintura pela Universidade de Brasília (UnB), é mestre em arte e tecnologia da imagem pela mesma instituição. Orienta o ateliê de pintura da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), Brasília. Inicia sua trajetória artística como gravadora e, posteriormente, desenvolve pesquisa em novos suportes. Sua  investigação se dá em torno do homem como produtor/multiplicador de imagens. A fotografia surge em sua obra com enquadramentos em superclose, em grandes ampliações sobre as quais inscreve pequenas frases. Posteriormente, utiliza a técnica do pinhole para captar paisagens/ruínas, as quais reproduz em backlight. Em outra série, apropria-se de fotos micro e macroscópicas (imagens científicas) das quais retira suas 'paisagens'. Cria site em que o usuário 'descobre e recobre as 'paisagens'' que instala em espaços impessoais.

Obras 2

Abrir módulo

Espetáculos 1

Abrir módulo

Exposições 25

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • Hugo Rodas. Brasilia: Editora ARP, 2010. não catalogado
  • RUMOS ITAÚ CULTURAL ARTES VISUAIS. Vertentes da produção contemporânea: arte: sistema e redes; poéticas da atitude; o transitório e o precário; entre o mundo e o sujeito. Curadoria Cristina Freire, Jailton Moreira, Moacir dos Anjos. São Paulo: Itaú Cultural, 2002. (Rumos Itaú Cultural Artes Visuais).

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: