Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Maxim Malhado

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 05.06.2021
15.01.1967 Brasil / Bahia / Ibicaraí
Registro fotográfico Juninho Motta

Sobressalto, 2001
Maxim Malhado
Madeira e pregos

Maxim Pereira Malhado (Ibicaraí, Bahia, 1967). Artista visual. Forma-se em educação física pela Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Salvador, em 1988. Inicia o curso de belas-artes na Universidade Federal da Bahia, Salvador, mas o abandona após três anos de estudo. Seu trabalho reporta-se ao pulsar do interior da Bahia, na curiosidade expl...

Texto

Abrir módulo

Maxim Pereira Malhado (Ibicaraí, Bahia, 1967). Artista visual. Forma-se em educação física pela Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Salvador, em 1988. Inicia o curso de belas-artes na Universidade Federal da Bahia, Salvador, mas o abandona após três anos de estudo. Seu trabalho reporta-se ao pulsar do interior da Bahia, na curiosidade exploratória da infância. A redescoberta de espaços, a reinvenção de formas e modos de abordá-las são o resultado de sua pesquisa de materiais, com foco na madeira, tão repleta de memórias do Recôncavo Baiano. Seu trato com a espacialidade é um convite à redefinição de significados, como em Sobressalto, que traz a revelação do incomum da rotina urbana, do fluxo dentro/fora, processo/acabado.

Obras 1

Abrir módulo
Registro fotográfico Juninho Motta

Sobressalto

Madeira e pregos

Exposições 37

Abrir módulo

Feiras de arte 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • 36º PANORAMA da Arte Brasileira: Sertão. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2021. Disponível em: https://mam.org.br/exposicao/36o-panorama-da-arte-brasileira-sertao/. Exposição realizada no período de 17 ago. a 17 nov. 2019. Acesso em: 05 jun. 2021.
  • MALHADO, Maxim. Intermédio. Salvador: Instituto Cultural Brasil Alemanha, 2001. folha dobrada il. p&b. color.
  • RUMOS ITAÚ CULTURAL ARTES VISUAIS. Vertentes da produção contemporânea: arte: sistema e redes; poéticas da atitude; o transitório e o precário; entre o mundo e o sujeito. Curadoria Cristina Freire, Jailton Moreira, Moacir dos Anjos. São Paulo: Itaú Cultural, 2002. (Rumos Itaú Cultural Artes Visuais).
  • SALÃO DA BAHIA, 8., 2001, Salvador. 8º Salão da Bahia. Salvador: MAM, 2001.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: