Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Wilhelm Woeller

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
20.06.1907 Alemanha / Nordrhein-Westfalen / Rhineland
10.12.1954 Estados Unidos / Nova York / Nova York
Wilhelm Woeller (Rhineland, Alemanha 1907 - Nova York, Estados Unidos 1954). Pintor, cenógrafo e diretor de arte. Na Alemanha, freqüenta o colégio de Artes e Ofícios de Bielefeld e as Academias de Belas Artes de Dresden e de Berlim. Em 1939, vem para o Brasil fugindo das perseguições nazistas. Em 1945, viaja pela Amazônia, executando uma série d...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Wilhelm Woeller (Rhineland, Alemanha 1907 - Nova York, Estados Unidos 1954). Pintor, cenógrafo e diretor de arte. Na Alemanha, freqüenta o colégio de Artes e Ofícios de Bielefeld e as Academias de Belas Artes de Dresden e de Berlim. Em 1939, vem para o Brasil fugindo das perseguições nazistas. Em 1945, viaja pela Amazônia, executando uma série de guaches, neste ano o seu quadro Namoro Sentimental, é rasgado por três jovens, na Exposição de Arte Condenada pelo III Reich, organizada pela Galeria Askanazy, no Rio de Janeiro. Trabalha como diretor artístico de diversas empresas cinematográficas, entre 1946 e 1947. No ano seguinte, muda-se para Nova York, Estados Unidos, onde atua como cenógrafo de televisão até 1954.

Exposições 10

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • TEMPOS de guerra: Hotel Internacional / Pensão Mauá. Curadoria Frederico Morais. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Banerj, 1986. (Ciclo de exposições sobre arte no Rio de Janeiro).
  • WOELLER, Wilhelm. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand. São Paulo, 1981.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: