Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Sylvio Alves

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 08.03.2017
26.09.1926 Brasil / São Paulo / São Paulo
Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida

São Conrado, 1959
Sylvio Alves
Óleo sobre tela, c.i.e.

Sylvio Alves (São Paulo SP 1926). Pintor e professor. Inicia sua formação artística no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, entre 1945 e 1949. Na década de 50, estuda na Itália, onde cursa afresco na Scuola Delle Arti Ornamentali, sob a orientação do Prof. Cesare Brandi, história da arte e Restauro no Instituto Nacional D'Archeologia e Storia ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Sylvio Alves (São Paulo SP 1926). Pintor e professor. Inicia sua formação artística no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, entre 1945 e 1949. Na década de 50, estuda na Itália, onde cursa afresco na Scuola Delle Arti Ornamentali, sob a orientação do Prof. Cesare Brandi, história da arte e Restauro no Instituto Nacional D'Archeologia e Storia dell'Arte, desenho de nu na Academia di Belle Arti; e em Paris, França, cursa mosaico na Ecole D'Art Italien, sob a orientação do Prof. Gino Severini, além de aperfeiçoar-se na Escola Superior de Belas Artes e nas Académies Julien e de La Grand Chaumière. No Brasil, freqüenta o curso livre da Escola de Belas Artes em São Paulo. Em 1957, assume as cadeiras de desenho, pintura e técnica de pintura no Museu de Arte da Fundação Armando Alvares Penteado, Faap. Realiza uma série de retratos, dentre eles do General Eurico Gaspar Dutra, de Jânio Quadros, do Barão e Baronesa Mazzei, de Paulo Abreu e de Oswaldo Gomes Cardim.

Obras 1

Abrir módulo
Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida

São Conrado

Óleo sobre tela

Exposições 16

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • PINACOTECA do Estado de São Paulo: catálogo geral de obras. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988.
  • Salão Paulista de Belas Artes, 43., 1979, São Paulo. 43º Salão Paulista de Belas Artes. São Paulo: Secretaria de Estado de Cultura, 1979. 151 p.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: