Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Yen Yordi

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 11.08.2016
1946 China / a definir / Xangai
Glória Yen Yordi (Xangai, China 1946). Pintora, desenhista e pianista. Estuda música desde os cinco anos de idade, em sua cidade natal. Aos oito anos, viaja ao Brasil com a família e passa a residir em Pelotas, Rio Grande do Sul, onde forma-se em piano em 1963, no Conservatório da Universidade Federal de Pelotas. Dedicada à música, recebe a Dist...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Glória Yen Yordi (Xangai, China 1946). Pintora, desenhista e pianista. Estuda música desde os cinco anos de idade, em sua cidade natal. Aos oito anos, viaja ao Brasil com a família e passa a residir em Pelotas, Rio Grande do Sul, onde forma-se em piano em 1963, no Conservatório da Universidade Federal de Pelotas. Dedicada à música, recebe a Distinção do Exame do Royal Schools Academy de Hong Kong (China). Em 1965, muda-se para Porto Alegre a fim de estudar medicina, diplomando-se pela Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, e especializando-se em radiologia em 1973, quando passa a atuar no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e no Hospital Presidente Vargas. Paralelamente à medicina, inicia estudos de pintura em 1979, no Ateliê Livre do Centro Municipal de Cultura, tendo como professores Britto Velho e Paulo Porcella, entre outros. Na década de 1980, estuda pintura com Fernando Baril e técnicas de pintura japonesa com Hsiao Chin. Executa painéis ao ar livre para os projetos Artistas Pintam a Cidade, coordenado pela crítica de arte Angélica de Morais, e Pinta Brasil COPA 86. Em 2001, é selecionada para representar o Brasil na Biennale Internazionale Dell'Arte Contemporanea di Firenze, na Itália.

Exposições 4

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • CATÁLOGO Chico Lisboa. Apresentação Vera Pellin; texto Ana Zavadil, André Venzon. Porto Alegre: Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, 2010. CAT-G RScL 2010
  • SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS, 6., 1983, Rio de Janeiro, RJ. 6º Salão Nacional de Artes Plásticas. Rio de Janeiro: Funarte, 1983.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: