Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Vera Bonnemasou

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 13.06.2017
15.10.1935 Brasil / São Paulo / Campinas
Vera Bonnemasou (Campinas, São Paulo, 1935). Aquarelista, desenhista e pintora. Inicia seu percurso com a participação em diversos salões no interior. Em 1977 participa da exposição Trinta anos de Arte Contemporânea em Campinas, no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Opta por seguir carreira acadêmica. Em 1995 defende dissertação de mestrado no I...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Vera Bonnemasou (Campinas, São Paulo, 1935). Aquarelista, desenhista e pintora. Inicia seu percurso com a participação em diversos salões no interior. Em 1977 participa da exposição Trinta anos de Arte Contemporânea em Campinas, no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Opta por seguir carreira acadêmica. Em 1995 defende dissertação de mestrado no Instituto de Artes da Universidade de Campinas, IA-Unicamp, intitulada A poética da aquarela, com exposição simultânea na Galeria de Arte da Unicamp. Com bolsa de viagem outorgada pela Fapesp, reside seis meses em Paris em 1998. Em dezembro de 2000, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, defende a tese de doutorado O Desenho à luz da Semiótica, a representação ao nível da primeiridade. Atualmente desenvolve projeto de pós-doutorado no IA-Unicamp. Além disso, retoma as atividades como artista visual.

Exposições 47

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • ACERVO Unicamp 1984 : arte contemporânea de Campinas 1958-1978. Campinas : Unicamp, 1984. [28 p.] il. p.b. color.
  • PANORAMA cultural de Campinas - 1995. Campinas: MACC, 1995.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: