Título da obra: O Caçador de Tigres


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
O Caçador de Tigres
,
1897
,
Pedro Peres
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Pedro José Pinto Peres (Lisboa, Portugal 18501 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1923). Pintor. Chega criança ao Brasil e ingressa no Liceu de Artes e Ofícios do Rio Janeiro por volta de 1865. Em 1868, ingressa na Academia Imperial de Belas Artes (Aiba), sob orientação de Victor Meirelles (1832-1903) e Agostinho da Motta (1824-2878), entre outros. Tem como colegas Almeida Júnior (1850 - 1899), José Maria de Medeiros (1849-1925) e Augusto Duarte (1848-1888). Participa da Exposição Geral de 1875 como aluno da Aiba. Em 1879, apresenta A Elevação da Cruz e recebe distinção honorífica pela obra. No mesmo ano vai à Europa a estudos, retornando em 1881. Exibe vários trabalhos em 1884 e ganha a menção de Oficial da Ordem da Rosa. Executa, em 1885, A Princesa Isabel Entrega as Cartas da Liberdade. Entre 1889 e 1890 substitui Meirelles como professor interino da Aiba. Em 1910, expõe duas obras: Passeio Impedido e Previsão Dolorosa. Foi professor de desenho do Liceu e da Escola Normal. Neles, leciona até o fim da sua vida.
O trabalho de Pedro Peres transita por importantes gêneros da produção artística do século XIX. Torna-se conhecido ao expor a pintura histórica A Elevação da Cruz, cujo tema, para o jornalista Félix Ferreira2, é um prólogo da Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles.
De fato, Peres recebe grande influência de Meirelles na Aiba. Observa-se na sua pintura um diálogo com aquela obra do mestre. Além do tema, ela também guarda afinidades com a Primeira Missa no aspecto cromático e na organização compositiva. Nas duas, o grupo principal da ação aparece em uma zona mais clara, rodeada por índios e jesuítas. No primeiro plano uma árvore solitária emoldura um lado da tela, contrapondo-se à densidade da mata fechada que aparece no lado oposto.
Embora essa obra projete o nome de Peres, é na produção de retratos e cenas de gênero - representações de fatos cotidianos - que ele tem sua mais destacada produção. Quanto aos retratos, o crítico de arte Gonzaga Duque (1863-1911) afirma que o pintor "os faz por uma maneira fora do comum. Procura entrar na intimidade dos seus retratados, buscar-lhes a nota, o característico"3. Quanto às cenas de gênero, Peres se alinha aos demais artistas brasileiros da sua geração, produzindo representações do universo brasileiro, anedóticas ou moralizantes, e contribui na difusão de um imaginário nacional oitocentista.
1. Existe uma divergência quanto a data de nascimento de Pedro Peres. Alguns autores indicam que o artista nasce em 1841. Outros assumem 1850 como a data mais provável. Adota-se aqui esta data como a mais provável em razão de um contexto do período: se Peres nasce em 1841, ingressa na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro somente aos 27 anos, idade bastante incomum para o período. Ademais, não há referência de autor algum sobre o fato de Peres ser mais velho do que os outros alunos da Aiba.
2. FERREIRA, Félix. Belas Artes: estudos e apreciações. Rio de Janeiro:Baldomero Carqueja Fuentes Editor, 1885.
3. ESTRADA, Luiz Gonzaga Duque. A arte brasileira. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
Loja Laurent de Wilde (Rio de Janeiro, RJ)
Paço das Artes
Fundação Bienal de São Paulo
Galeria Vermelho
Galeria de Arte do Sesi
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