Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Maria Thereza Vargas

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 23.04.2020
1929 Brasil / São Paulo / São Paulo
Maria Thereza Vargas (São Paulo SP 1929). Teórica e pesquisadora. Uma das pioneiras na investigação histórica das artes cênicas brasileiras, Maria Thereza Vargas goza de expressiva notoriedade, por sua fundamental contribuição na organização do acervo da história teatral paulista. Autora de expressivos títulos de pesquisas e ensaios de fina erud...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Maria Thereza Vargas (São Paulo SP 1929). Teórica e pesquisadora. Uma das pioneiras na investigação histórica das artes cênicas brasileiras, Maria Thereza Vargas goza de expressiva notoriedade, por sua fundamental contribuição na organização do acervo da história teatral paulista. Autora de expressivos títulos de pesquisas e ensaios de fina erudição.

Após formar-se em dramaturgia e crítica pela Escola de Arte Dramática - EAD, assume a secretaria da Escola, em 1958. Dois anos antes, ajudara a planejar e editar os primeiros Cadernos de Teatro, vinculados ao grupo carioca O Tablado. Participa do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena, entre 1958 e 1960, debatendo e analisando textos.

Em 1975, integra a primeira turma de pesquisadores do Idart, órgão de pesquisa ligado à Secretaria Municipal de Cultura, nele trabalhando ativamente até 1997, quando se aposenta. Nessa instituição desenvolve pesquisas próprias ou coordena outras, das quais resultam alguns dos mais significativos títulos de nossa bibliografia teatral contemporânea, como O Teatro Operário na Cidade de São Paulo - Teatro Anarquista (em conjunto com Mariangela Alves de Lima), em 1980; Circo: Espetáculo de Periferia, em 1981; Da Rua ao Palco - O Teatro da Academia de Direito de São Paulo no Século XIX , em 1982; Uma Atriz: Cacilda Becker (juntamente com Nanci Fernandes), em 1983; Fredi Kleemann: Foto em Cena (em conjunto com Tânia Marcondes), em 1991; Giramundo: O Percurso de uma Atriz - Myrian Muniz (organização), em 1998.

Somam-se os ensaios independentes, com destaque para Cem Anos de Teatro em São Paulo (em conjunto com Sábato Magaldi), publicado pelo Suplemento Literário do Jornal O Estado de S. Paulo; Cacilda: a Face e a Máscara (em conjunto com Jacó Guinsburg), publicado no livro Uma Atriz: Cacilda Becker, em 1983; Teatro Anarquista, publicado em Sobre o Pré-Modernismo, em 1988; História da EAD, na revista Dionysos-Escola de Arte Dramática de São Paulo, em 1989.

Esse expressivo conjunto de atividades lhe vale premiações diversas, como o Jabuti-Biografia ou Memórias, em 1984; Associação Paulista de Críticos de Artes - APCA - Prêmio especial em conjunto com toda Equipe Técnica de Pesquisas de Artes Cênicas/Idart, em 1981; Mambembe - Categoria especial, em 1998, e o Prêmio Shell - Categoria especial, em 1998.

Na área da criação artística, Maria Thereza é uma das autoras do roteiro do espetáculo Balanço de Vida, interpretado por Walmor Chagas em 1973; como também, junto com Walmor e Fauzi Arap, colabora em Retrato Falado, 1993.

Sobre a importância de Maria Thereza Vargas e seu trabalho, escreve o diretor Gianni Ratto: "Uma das presenças mais marcantes do teatro brasileiro (...) Mantém viva a memória dos atores, dos acontecimentos, enfim, de todos os que atuam na arte do espetáculo e da dramaturgia, com uma seriedade e uma competência dignas do maior respeito".1

Notas
1. RATTO, Gianni. Antitratado de Cenografia. São Paulo, Editora Senac, 1999.

Espetáculos 7

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • ALBUQUERQUE, Johana. Maria Thereza Vargas (ficha curricular) In: ___________. ENCICLOPÉDIA do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material elaborado em projeto de pesquisa para a Fundação VITAE. São Paulo, 2000.
  • MAGALDI, Sábato; VARGAS, Maria Thereza. Cem anos de teatro paulista. São Paulo: Senac, 2000.
  • Programa do Espetáculo - Parentes Labirinto: Balanço de Vida - 1973. Não catalogado
  • Programa do Espetáculo: A Louca de Chaillot, 2006. Não catalogado
  • VARGAS, Maria Thereza; FERNANDES, Nanci (orgs.). Uma Atriz: Cacilda Becker. São Paulo, Perspectiva, 1983.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: