Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Jorge Fonseca

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 09.03.2017
23.10.1966 Brasil / Minas Gerais / Conselheiro Lafaiete
Foto: Cuia Guimarães

Os Classificados do Amor, 2001
Jorge Fonseca
Tecidos, acrílica e bordados
150,00 cm x 220,00 cm

Jorge Luiz Fonseca (Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, 1966). Artista visual. Autodidata, produz as primeiras obras no início dos anos 1990. Também trabalha como maquinista na Rede Ferroviária de Conselheiro Lafaiete, profissão que herdou do pai. É fortemente influenciado pela cultura popular, religiosidade, folclore e pelos processos artesanai...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Jorge Luiz Fonseca (Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, 1966). Artista visual. Autodidata, produz as primeiras obras no início dos anos 1990. Também trabalha como maquinista na Rede Ferroviária de Conselheiro Lafaiete, profissão que herdou do pai. É fortemente influenciado pela cultura popular, religiosidade, folclore e pelos processos artesanais e construtivos que adquiriu trabalhando como carpinteiro. Sua obra carrega forte carga simbólica, que em alguns casos se aproximam de Arthur Bispo do Rosario (1911-1989) e Leonilson (1957-1993). Seus bordados, colagens, ornamentos e peças, extremamente coloridos, remetem a sua infância no interior de Minas e ao presente, em que o artesanal, sua pesquisa e originalidade se juntam para revelar um artista integrado com as questões artísticas da contemporaneidade. Atua também como designer de moda e de móveis, arte-educador, diretor de criação e produção de grupos de artesãos, dirigente de organização não governamental e idealizador e coordenador de projetos sociais. Em 2009, recebe da Fundação Pollock-Krasner, de Nova York, uma bolsa de estímulo à produção, por mérito e conjunto da obra.  Atualmente, é professor convidado do Departamento de Artes da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Obras 4

Abrir módulo
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini

Carta

Folha de caderno, fotografias, e cartões
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini

Como Vai Você?

Bordados sobre bandeira do brasil, plástico e fotografia

Exposições 34

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • COTIDIANO/ARTE: A Técnica. São Paulo: Itaú Cultural, 1999. (Eixo Curatorial 1999).
  • FONSECA, Jorge Luiz. Procura-se Márcio Antônio Fonseca. Rio de Janeiro : Galeria Anna Maria Niemeyer, 2001.
  • PROGRAMA RUMOS ITAÚ CULTURAL ARTES VISUAIS 2001/2003. Belo Horizonte. Sobre(a)ssaltos. Curadoria e texto Marisa Flórido Cesar. São Paulo: Itaú Cultural, 2002. [24] p.
  • RUMOS ITAÚ CULTURAL ARTES VISUAIS. Vertentes da produção contemporânea: arte: sistema e redes; poéticas da atitude; o transitório e o precário; entre o mundo e o sujeito. Curadoria Cristina Freire, Jailton Moreira, Moacir dos Anjos. São Paulo: Itaú Cultural, 2002. (Rumos Itaú Cultural Artes Visuais).

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: