Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Ricardo Giovannini

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 26.04.2017
26.07.1853 Itália / Emília Romana / Parma
23.07.1930 Brasil / Rio Grande do Sul / Rio Grande
Ricardo Giovannini (Parma, Itália 1853 - Rio Grande, Rio Grande do Sul, 1930). Pintor, ator, cantor, cenógrafo, fotógrafo e decorador. Em 1882, vem para o Brasil e passa a residir em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Atua como ator, cantor e cenógrafo da Companhia Lírica Italiana de Óperas Bufas. Em 1889, executa a cenografia do Teatro Sete de Ab...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Ricardo Giovannini (Parma, Itália 1853 - Rio Grande, Rio Grande do Sul, 1930). Pintor, ator, cantor, cenógrafo, fotógrafo e decorador. Em 1882, vem para o Brasil e passa a residir em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Atua como ator, cantor e cenógrafo da Companhia Lírica Italiana de Óperas Bufas. Em 1889, executa a cenografia do Teatro Sete de Abril e monta um ateliê fotográfico, ao lado de José Grecco, em Bagé; bem como decora o Hotel Aliança, em Pelotas, e o Teatro Sete de Setembro, em Rio Grande. Nessa cidade em meados de 1903, monta um ateliê fotográfico e inaugura um curso de desenho e pintura. Em paralelo, exerce o cargo de agente consular e vice-cônsul da Itália, de cujo governo recebe as insígnias de Cavaliere.

Exposições 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • DAMASCENO, Athos. Artes plásticas no Rio Grande do Sul: 1755-1900: contribuição para o estudo do processo cultural sul-rio-grandense. Porto Alegre: Globo, 1971.
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DA CULTURA. Pintores Italianos no Brasil. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo. Secretaria de Estado da Cultura/Sociarte, 1982.
  • SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DA CULTURA. Pintores Italianos no Brasil. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo. Secretaria de Estado da Cultura/Sociarte, 1982.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: