Título da obra: Sem Título


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Retrato de Regina Gomide Graz
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s.d.
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Antonio Gomide
Rgistro Fotográfico Sérgio Guerini
Regina Gomide Graz (Itapetininga, São Paulo, 1897 - São Paulo, São Paulo, 1973). Pintora, decoradora. Entre 1913 e 1920 estuda na Escola de Belas Artes e de Artes Decorativas de Genebra, Suíça, ao lado de seu irmão Antonio Gomide (1895 - 1967) e de John Graz (1891 - 1980), com quem se casa em 1920. Nesse ano volta ao Brasil. Em 1923, no Rio de Janeiro, realiza pesquisa sobre tecelagem indígena do Alto Amazonas, sendo, ao lado de Vicente do Rego Monteiro (1899 - 1970), pioneira no interesse pela tradição indígena brasileira. Dedica-se à tapeçaria e confecciona paneaux, colchas, almofadas, tecidos e abajures em estilo cubista e art deco. Em 1930, participa com seu marido da decoração da Casa Modernista, projetada por Gregori Warchavchik (1896 - 1972) em São Paulo. De 1932 a 1934 faz parte da Sociedade Pró-Arte Moderna (Spam) e entre 1934 e 1940 participa do Grupo 7 com Victor Brecheret (1894 - 1955), Elisabeth Nobiling (1902 - 1975), Yolanda Mohalyi (1909 - 1978), Rino Levi (1901 - 1965), John Graz e Antonio Gomide. Cria em 1941 a Indústria de Tapetes Regina Ltda.
Regina Graz volta ao Brasil em 1920, após estudar em Genebra, e passa a desenvolver, com Antonio Gomide e John Graz, pinturas e objetos decorativos ligados ao estilo art deco.
De sua produção da década de 1920, poucas obras foram preservadas. Regina Graz dedica-se principalmente à decoração de interiores, trabalhando com tapeçarias em veludo, panneaux e almofadas, criando motivos que se aproximam da abstração geométrica, derivada das experiências cubistas. Na tapeçaria Diana Caçadora, déc.1920, as figuras de cunho linear enfatizam a leveza da forma; a paisagem de fundo é apenas indicada e tende à abstração. Já em Coqueiros, ca.1930, predominam a geometrização e a simplificação formal.
A artista dedica-se ao estudo da arte têxtil indígena, no Museu do Índio, no Rio de Janeiro. Passa a confeccionar tapetes, tapeçarias, cúpulas de abajur, almofadas e colchas, utilizando-se de padrões desenhados por ela mesma ou por John Graz.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini
Rgistro Fotográfico Sérgio Guerini
Cinema Central
Escola Nacional de Belas Artes (Enba)
Palacete Campinas (São Paulo, SP)
Galeria Prestes Maia
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Museu Lasar Segall
Museu Lasar Segall
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
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