Título da obra: Barqueiro


Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Barqueiro
,
1932
,
Moussia
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Biografia
Moussia Pinto Alves (São Petesburgo, Rússia, 1910 - São Paulo, SP, 1986). Escultora, pintora, designer de joias e gravadora. Inicia os estudos artísticos com Ivan Schveleff e Catarina Sernoff, na Rússia. Em 1923, casa-se com Carlos Pinto Alves em Portugal e muda-se para o Brasil e, em 1931, participa do Salão Revolucionário, na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro. Em São Paulo, toma parte em eventos da Sociedade Pró-Arte Moderna (Spam), entre 1932 e 1934. Na mesma cidade, expõe no Salão de Maio em 1937 e 1938 e no 9º Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos, em 1944. Sua primeira exposição individual ocorre em 1946, no Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo (IAB/SP). Expõe individualmente apenas uma segunda vez na galeria Passedolt, em Nova York, em 1948. Participa do 1º e 4º Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, em 1952 e 1957, respectivamente. Ainda em 1957, e também em 1955, é premiada no Salão Paulista de Arte Moderna. Em 1958, integra a mostra 47 Artistas do Prêmio Leirner de Arte Contemporânea, na Galeria de Arte das Folhas, em São Paulo. Apresenta trabalhos em várias edições da Bienal Internacional de São Paulo, a partir da 1ª, em 1951, até a 18ª, em 1985. Em 1982, seu trabalho como escultora figura na exposição Um Século de Escultura no Brasil, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp).
Comentário Crítico
Em contato direto com os modernistas da primeira geração por meio de sua participação na Sociedade Pró-Arte Moderna, como Lasar Segall (1891-1957) e Anita Malfatti (1889-1964), durante a década de 1930, a artista se preocupa em tratar de temas locais, como a favela, as festas e os tipos populares. Posteriormente, se interessa pela abstração, distanciando-se das questões centrais do grupo modernista. A obra Sem Título (s/d), pertencente à coleção da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp), é representativa dessa fase. Trata-se de uma abstração de tendência geométrica, ainda que bastante livre.
Entretanto, o historiador José Roberto Teixeira Leite e o crítico Quirino Campofiorito (1902-1993) destacam as esculturas de Moussia como sua produção mais significativa. Frequentemente, o trabalho da artista é aproximado ao de sua conterrânea Pola Rezende (1906-1978) e ao da búlgara Liuba Wolf (1923-2005), artistas estrangeiras que vieram para o Brasil e se destacaram nesse gênero. Da mesma maneira, vê-se em suas obras uma importante referência à produção da década de 1950 do escultor inglês Henry Moore (1898-1986), como em O Homem e a Fera (1960), exposto no Panorama de Arte Atual Brasileira de 1972, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). Nele, o bronze, trabalhado em formas orgânicas, mantém um aspecto rústico – característica, aliás, compartilhada com Wolf –, e as figuras humanas são reduzidas à referência mínima e têm a aparência de esboços de corpos em movimento.
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Escola Nacional de Belas Artes (Enba)
Galeria Guatapará (São Paulo, SP)
Esplanada Hotel
Esplanada Hotel
Galeria Prestes Maia
Instituto de Arquitetos do Brasil. Departamento de São Paulo (São Paulo, SP)
Passedoit Gallery (Nova York, Estados Unidos)
Pavilhão do Trianon (São Paulo, SP)
Pavilhão dos Estados
Galeria Prestes Maia
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Galeria Prestes Maia
Galeria de Artes das Folhas (São Paulo, SP)
Galeria Prestes Maia
Fundação Bienal de São Paulo
Galeria Prestes Maia
Galeria de Artes das Folhas (São Paulo, SP)
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
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