Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Flávia Lins e Silva

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 12.06.2017
1971 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Flávia Lins e Silva (Rio de Janeiro, 1971). Escritora de livros infantis e juvenis, roteirista, diretora cinematográfica e jornalista. Neta do jurista brasileiro Evandro Lins e Silva, membro da Academia Brasileira de Letras. O contato de Flávia com a literatura é sempre muito incentivado pela família. Na infância, é frequentemente presenteada co...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Flávia Lins e Silva (Rio de Janeiro, 1971). Escritora de livros infantis e juvenis, roteirista, diretora cinematográfica e jornalista. Neta do jurista brasileiro Evandro Lins e Silva, membro da Academia Brasileira de Letras. O contato de Flávia com a literatura é sempre muito incentivado pela família. Na infância, é frequentemente presenteada com livros pelos avós e pai, que trabalha num escritório sobre instalações da editora Ediouro. Aos 16 anos, viaja aos Estados Unidos para um período de intercâmbio numa fazenda em Wisconsin. Aos 18 anos, passa uma temporada na Europa e trabalha como babá. Conclui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio). Desde 1996, trabalha como roteirista para a Rede Globo.  Fruto dessas diversas experiências, estudos e viagens, cria a personagem Pilar, protagonista de uma série de publicações, entre elas As Peripécias de Pilar na Grécia (2001), primeiro livro lançado pela autora. Dirige o documentário O Vício da Liberdade (2002), em parceria de Vinícius Reis e Eduardo Vaisman. Conclui o mestrado em teoria literária, com a dissertação "O Figurativo do Inominávelaspectos da criação textual em Água Viva, de Clarice Lispector" (2003), pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2004, recebe bolsa da Eisenhower Fellowship para especialização em entretenimento para o público infantil. No mesmo ano, assina a direção do documentário Faixa de Areia, ao lado de Daniela Kallmann. Vence, em 2006, o Prêmio João de Barro de Literatura para Crianças e Jovens, com a obra Nas Curvas d'Água. Em 2010, lança o primeiro livro de seu projeto de reelaboração das aventuras de Pilar, Diário de Pilar na Grécia, que passa a ser narrado em primeira pessoa.

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • Flávia Lins e Silva. Entrevista. In: Conexão Aluno, Rio de Janeiro, 24 abril 2010. Disponível em: . Acessado em: 01 outubro 2012.
  • Flávia Lins e Silva. Site oficial. Disponível em: . Acessado em: 28 setembro 2012.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: