Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Mariano de Lima

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
04.03.1858
23.04.1942 Brasil / Amazonas / Manaus
Antônio Mariano de Lima (Trás-os-Montes Portugal 1858 - Manaus AM 1942). Pintor, decorador, cenógrafo e desenhista. Estuda pintura, desenho, cenografia e escultura em Portugal. No Brasil, executa a decoração e os cenários do Teatro São Teodoro e passa a lecionar na recém-criada Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná, em Curitiba, instituiç...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Antônio Mariano de Lima (Trás-os-Montes Portugal 1858 - Manaus AM 1942). Pintor, decorador, cenógrafo e desenhista. Estuda pintura, desenho, cenografia e escultura em Portugal. No Brasil, executa a decoração e os cenários do Teatro São Teodoro e passa a lecionar na recém-criada Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná, em Curitiba, instituição que dirige até 1902, ano em que se transfere para Manaus. Em paralelo, atua como editor da revista A Arte.

Exposições 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 6

Abrir módulo
  • 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989.
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Rio de Janeiro: Spala, 1992. 2v. R759.981 A973d v.2
  • CAMARGO, Iara Strobel. O desenvolvimento da forma na pintura do Paraná de 1886 a 1948: a atuação de Alfredo Andersen. São Paulo, ECA/USP, 1984. Dissertação (mestrado). Artes, Depto. de Artes Plásticas, ECA/USP,. 1984. Wolfgang Pfeiffer, orientador.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • PANORAMA da arte no Paraná: I - Dos precursores à escola Andersen. Curitiba: Salão de Exposições do BADEP, 1975.
  • PARANÁ. Secretaria da Cultura e do Esporte; MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA, Curitiba, PR. Tradição/Contradição. Suzana Munhoz da Rocha Guimarães. Maria José Justino; José Guilherme Cantor Magnani. Curitiba, MAC, 1986. Bibliografia.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: