Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Maria Laura Radspiller

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 29.03.2021
1925 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Maria Laura Radspiller (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1925). Pintora, gravadora e desenhista. Em meados de 1941, cursa pintura na Escola Nacional de Belas Artes e no Liceu de Artes e Ofícios. Na década de 50, realiza sua primeira mostra individual, no Salão do Diretório Acadêmico da Escola Nacional de Belas Artes; viaja para a Europa, onde est...

Texto

Abrir módulo

Maria Laura Radspiller (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1925). Pintora, gravadora e desenhista. Em meados de 1941, cursa pintura na Escola Nacional de Belas Artes e no Liceu de Artes e Ofícios. Na década de 50, realiza sua primeira mostra individual, no Salão do Diretório Acadêmico da Escola Nacional de Belas Artes; viaja para a Europa, onde estuda pintura com André Lhote, em Paris, e gravura com Axl Leskoscheck, em Viena. De volta ao Brasil, fixa residência em Petrópolis, onde orienta cursos de arte; e funda a Galeria Orai, posteriormente transformada no Grupo Orai de Artistas Independentes. Em 1960, publica livro autobiográfico Tempo Vivido - Itinerário de Arte, referente a sua viagem a Europa.

Exposições 12

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • AXL Leskoschek e seus alunos: Brasil / 1940-1948. Curadoria Frederico Morais. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Banerj, 1985. (Ciclo de exposições sobre arte no Rio de Janeiro).
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • GULLAR, Ferreira (et. al). 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • OS CLUBES de Gravura do Brasil. Curadoria Carlos Scliar. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1994.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: