Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Gamal Tawfik

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1947 Egito / a definir / Cairo
Abdel Hamed Mahmoud Tawfik Gamal El Din (Cairo, Egito 1947) Pintor, desenhista, cenógrafo, figurinista. Cursa arquitetura e escultura na Escola de Belas Artes do Cairo entre 1961 e 1964. Neste ano estuda gravura e desenho animado, além de estagiar na TV Egípcia. Em 1967, viaja para Paris, França, onde freqüenta o curso de História da Arte Modern...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Abdel Hamed Mahmoud Tawfik Gamal El Din (Cairo, Egito 1947) Pintor, desenhista, cenógrafo, figurinista. Cursa arquitetura e escultura na Escola de Belas Artes do Cairo entre 1961 e 1964. Neste ano estuda gravura e desenho animado, além de estagiar na TV Egípcia. Em 1967, viaja para Paris, França, onde freqüenta o curso de História da Arte Moderna na Universidade de Sorbonne e trabalha no Atelier Couteau na Beaux-Arts. Em 1971, vem para o Brasil e fixa residência em São Paulo. No ano seguinte, realiza sua primeira mostra individual, na Galeria Rosa Filho, em São Paulo.

Espetáculos 5

Abrir módulo

Exposições 2

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • Programa do Espetáculo - Abajur Lilás - 1980. Não Catalogado
  • TAWFIK: caligrafia do movimento. Texto de Antonio José Faro. Rio de Janeiro: A. M. C. Galeria, 1986.
  • TAWFIK: freudianas: pinturas e desenhos. Rio de Janeiro: D´Bieler Galeria de Arte, 1989.
  • TAWFIK: variações sobre um tema de Ingres. Apresentação de Gerda A. Bornheim. São Paulo: Praxis Galeria de Arte, 1987.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: