Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Manuel Calvo Abad

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 01.12.2017
1934 Espanha / Astúrias / Oviedo
Manoel Calvo Abad. (Oviedo, Espanha 1934). Pintor, desenhista, gravador. Artista autodidata, em 1958 expõe individualmente pela primeira vez. Em 1963, vem para o Brasil, como bolsista do governo espanhol. Participa, em 1965, das exposições Opinião 65, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) e 2ª Jovem Desenho Nacional, no Museu de Ar...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Manoel Calvo Abad. (Oviedo, Espanha 1934). Pintor, desenhista, gravador. Artista autodidata, em 1958 expõe individualmente pela primeira vez. Em 1963, vem para o Brasil, como bolsista do governo espanhol. Participa, em 1965, das exposições Opinião 65, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) e 2ª Jovem Desenho Nacional, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP). Permanece no país até meados de 1966. Nesse mesmo ano, inaugura seu ateliê em Madri. Após sua volta à Espanha não há mais referências ao trabalho dele no Brasil.

Exposições 4

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • CALVO, Manoel. Manoel Calvo. Oviedo : Galeria Tassili, 1971.
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • OPINIÃO 65. Curadoria e apresentação Frederico Morais. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Banerj, 1985. (Ciclo de exposições sobre arte no Rio de Janeiro).

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: