Título da obra: Sem Título


Sem Título
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1970
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Lotus Lobo
Biografia
Lotus Amanda Maria Lobo de Alvarenga (Belo Horizonte MG 1943). Gravadora, desenhista e pintora. Em Belo Horizonte, cursa belas artes na Escola Guignard, de 1962 a 1965. Em 1963, estuda litografia com João Quaglia (1928) e técnica mural com Inimá de Paula (1918 - 1999) e, entre 1964 e 1966, participa do ateliê experimental Grupo Oficina. Mora no Rio de Janeiro em 1968, e faz estágio na Planus, oficina litográfica especializada em cópias para artistas. No ano seguinte, descobre uma coleção de matrizes litográficas com rótulos de produtos de antigas indústrias mineiras e desenvolve uma série de gravuras nas quais imprime essas marcas em materiais transparentes. Com esses trabalhos, ganha o Prêmio Itamaraty na 10ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1969. Recebe bolsa de estudo do governo francês e vive em Paris de 1971 a 1972, e estuda na École Supérieure des Arts et Industries Graphiques [Escola Superior de Artes e Indústrias Gráficas] e na École d'Arts-Plastiques et Sciences de l'Art [Escola de Artes Plásticas e Ciências da Arte] da Universidade de Paris. Leciona gravura na Escola Guignard de 1966 a 1984, e depois se transfere para Tiradentes, Minas Gerais. Nesta cidade, é responsável pela montagem e direção da oficina litográfica Casa de Gravura Largo do Ó, e pela coordenação do projeto Memória da Litografia no Estado. Volta para Belo Horizonte em 1991, e continua a dar aulas na Escola Guignard. A partir de 1993, dedica-se ao trabalho de ateliê e a projetos sobre a história da litografia industrial em Minas Gerais.
Comentário Crítico
As primeiras gravuras de Lotus Lobo partem de motivos arquitetônicos ligados a cidades mineiras: portas, sacadas ou torres de igrejas, mantendo, porém, diálogo com a abstração. No ateliê da Escola Guignard, descobre pedras litográficas e chapas de zinco, antigas matrizes para a estamparia de mapas, diplomas e rótulos. Interessada pelos aspectos gráficos e memorialísticos daquelas imagens, passa a realizar uma pesquisa direcionada ao resgate dessas marcas litográficas industriais mineiras, realizando intervenções e utilizando os mais diversos suportes. Posteriormente, cria formas abstratas e orgânicas com base nessas matrizes.
A artista destaca-se também por dedicar-se, a partir de 1988, a um amplo projeto de restauração, preservação e divulgação da memória litográfica de Minas Gerais, realizado na Casa de Gravura do Ó, em Tiradentes.
Fundação Bienal de São Paulo
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Parque Municipal de Belo Horizonte (Belo Horizonte, MG)
Museu de Arte Contemporânea José Pancetti (MACC)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Galeria da Collectio
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
Fundação Clóvis Salgado. Companhia de Dança de Minas Gerais (Belo Horizonte)
Centro de Criatividade (Curitiba, PR)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Galeria da Escola Guignard
Fundação Educacional de Penápolis. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis
Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
Museu da Inconfidência
Itaú Cultural
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