Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Lydio Bandeira de Mello

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
20.06.1929 Brasil / Minas Gerais / Leopoldina
Lydio Introcaso Bandeira de Mello (Leopoldina MG 1929). Pintor, desenhista, professor universitário.  Freqüenta a Escola Nacional de Belas Artes, Enba, no Rio de Janeiro, entre 1947 e 1951, onde torna-se monitor da cadeira de desenho de modelo vivo e assistente do mestre Marques Júnior. Obtém, em 1961, o prêmio de viagem ao exterior, viajando à ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Lydio Introcaso Bandeira de Mello (Leopoldina MG 1929). Pintor, desenhista, professor universitário.  Freqüenta a Escola Nacional de Belas Artes, Enba, no Rio de Janeiro, entre 1947 e 1951, onde torna-se monitor da cadeira de desenho de modelo vivo e assistente do mestre Marques Júnior. Obtém, em 1961, o prêmio de viagem ao exterior, viajando à Itália, onde pinta dois afrescos para a Igreja do Santuário de Poggio Bustone. Em 1986, é lançado o livro A Arte do Desenho, com trabalhos do artista.

Exposições 15

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Rio de Janeiro: Spala, 1992. 2v.
  • BANDEIRA de Mello. Texto Walmir Ayala; apresentação Claudir Chaves; introdução Almir Gadelha; prefácio Orlando Santos. Rio de Janeiro: Mini Gallery, 1986. [168] p., il. p.&b.
  • BIENAL DO MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO, 5., 1959, São Paulo, SP. V Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo: catálogo geral. São Paulo: MAM, 1959. Disponível em: http://www.bienal.org.br/publicacoes/4394.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: