Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Joaquim José de Miranda

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
0018
0019

Cena da Expedição do Tenente-Coronel Affonso Botelho, 1771
Joaquim José de Miranda
Aquarela
55,00 cm x 42,50 cm

Joaquim José de Miranda  (s.l. 17-- - s.l. 18--). Pintor, desenhista e aquarelista. Durante os anos de 1771 e 1772, integra a expedição do tenente-coronel Affonso Botelho de Sampaio e Souza aos campos de Guarapuava, situados a oeste do interior do atual Estado do Paraná. Provavelmente, é de sua autoria uma série de 37 desenhos aquarelados que re...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Joaquim José de Miranda  (s.l. 17-- - s.l. 18--). Pintor, desenhista e aquarelista. Durante os anos de 1771 e 1772, integra a expedição do tenente-coronel Affonso Botelho de Sampaio e Souza aos campos de Guarapuava, situados a oeste do interior do atual Estado do Paraná. Provavelmente, é de sua autoria uma série de 37 desenhos aquarelados que representam os fatos ocorridos durante a expedição. Estes podem ter sido feitos a partir de sua observação ou dos textos de relatórios enviados ao Marquês de Pombal.

Obras 3

Abrir módulo

Exposições 3

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • BRASILIEN: Entdeckung und Selbstentdeckung. Prefácio de Josef Estermann. Textos de Hugo Loetscher et al. Bern: Benteli, 1992.
  • OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Joaquim José de Miranda: série de 37 desenhos aquarelados representando a expedição do Tenente Coronel Affonso Botelho aos campos do Guarapuaba no ano de 1771. 3p. Texto datilografado.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: