Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Gum

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 02.10.2017
26.02.1920 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
24.07.1984 Brasil / São Paulo / São Paulo
José Mauro de Vasconcelos (Rio de Janeiro 1920 - São Paulo SP 1984). Pintor, escritor, desenhista e ator. De origem humilde, passa parte da infância em Natal, Rio Grande do Norte. De volta ao Rio de Janeiro, trabalha em atividades diversas para sobreviver e faz curso de desenho como aluno livre na Escola Nacional de Belas Artes - Enba. Em 1946, ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

José Mauro de Vasconcelos (Rio de Janeiro 1920 - São Paulo SP 1984). Pintor, escritor, desenhista e ator. De origem humilde, passa parte da infância em Natal, Rio Grande do Norte. De volta ao Rio de Janeiro, trabalha em atividades diversas para sobreviver e faz curso de desenho como aluno livre na Escola Nacional de Belas Artes - Enba. Em 1946,  publica seu primeiro livro Banana Brava, inspirado na sua experiência como carregador de bananas. Em 1952, viaja com bolsa de estudos para Salamanca (Espanha), mas abandona o curso preferindo percorrer a Europa. De volta ao Brasil, em 1953 torna-se funcionário do Serviço de Proteção aos Índios, quando conhece a região do Araguaia e Ilha do Bananal, e trabalha como garimpeiro. Entre 1954 e 1961, atua como ator de teatro, cinema e televisão, recebendo vários prêmios. Dedica-se à pintura a partir da década de 60, adotando o nome artístico Gum, um apelido de infância. Destaca-se como escritor, sendo Meu Pé de Laranja Lima seu livro mais famoso, escrito em 1968. Suas obras integram o curso de português da Universidade Sorbonne (França), assim como de universidades da Argentina e do Uruguai, além de fazer parte do currículo escolar de várias escolas brasileiras, sobretudo na década de 60 e 70. Postumamente é publicado o livro O Sabiá e Angélica, em 1986.

Espetáculos 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: