Título da obra: Não Há Ninguém Aqui # 1


Reprodução fotográfica arquivo do artista
Não Há Ninguém Aqui # 1
,
2000
,
Wagner Morales
Reprodução fotográfica arquivo do artista
Biografia
Wagner Morales (São Paulo SP 1971). Artista multimídia1, cineasta e curador. Em 1992, conclui graduação em antropologia na Universidade de São Paulo (USP) e, em 1997, mestrado em multimeios na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp. Um ano depois, cursa fotografia cinematográfica pela Escuela de Cine y Televisión San Antonio de Los Baños,
Comentário Crítico
Wagner Morales admite a relação entre sua formação em antropologia e seu interesse pelo documentário. Entretanto diz que o gosto por cinema é anterior2. Seu trabalho é focado no audiovisual e discute questões da vida contemporânea e referentes aos próprios meios que utiliza.
Na série Não Há Ninguém Aqui (2000-2002), o artista expõe a solidão das metrópoles e reflete sobre a possibilidade de haver identidades individuais nesses espaços urbanos. No primeiro filme da série, publica um anúncio sentimental em um jornal, dá seu número de telefone e usa as mensagens deixadas em sua secretária eletrônica como trilha sonora para imagens feitas de dentro de um carro que circula pela cidade, passando diante de pessoas solitárias e ruas vazias. A angústia delas transparece nas mensagens e contamina o espectador.
Na série Vídeo de Cinema, é a própria linguagem cinematográfica que está
Notas
1 Wagner Morales declarou em entrevista que não gosta de ser chamado de artista multimídia. Ele se considera artista audiovisual contemporâneo (Castro, Daniela. Entrevista. A Tarde, Salvador, 14 abr. 2010. Caderno 2, p. 3.).
2 MORALES, Wagner. Entrevista. Associação Cultural Videobrasil: ff dossier 02: banco de dados. Disponível em <http://www.videobrasil.org.br/ffdossier/ffdossier002/ind.htm> Acesso em jul. 2010.
Reprodução fotográfica arquivo do artista
Atelier Daora Brandão
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Casa da Cultura de Ribeirão Preto
Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
Galeria 10,20 x 3,60 (São Paulo, SP)
Itaú Cultural
Museu de Arte da UFC (MAUC)
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Paço das Artes
Galeria Virgílio
Galeria Virgílio
Shopping Iguatemi
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA)
Galeria Virgílio
Galeria Anita Schwartz (Rio de Janeiro, RJ)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Itaú Cultural
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Shopping JK Iguatemi
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: