Artigo da seção pessoas Januário

Januário

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deJanuário: 1939 Local de nascimento: (Brasil / Minas Gerais / Dores de Guanhães)

Biografia

Januário (Dores de Guanhães MG 1939). Pintor e desenhista. Muda-se aos 17 anos para o Rio de Janeiro, onde trabalha como garçom, em 1956. Em decorrência de seu alistamento militar, abandona o emprego e tem alguns de seus desenhos adquiridos por dois oficiais. Tem seu trabalho conhecido pelo Brigadeiro Délio Matos que o leva para trabalhar como empregado doméstico do casal Mauro Brandão, o que lhe possibilita conhecer os pintores José Paulo Moreira Fonseca e Carlos Scliar; este compra-lhe alguns quadros e o encaminha para o curso livre de pintura ministrado por Ivan Serpa no Museu de Arte Moderna - MAM/RJ, na década de 60. Cursa por breve período a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Também estuda desenho com Eduardo Sued e Oswaldo Teixeira no Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro. Entre 1964 e 1966, estuda pintura no Museu de Arte Moderna de Paris, França. 

Outras informações de Januário:

  • Habilidades
    • desenhista
    • Pintor

Exposições (1)

Fontes de pesquisa (4)

  • AYALA, Walmir (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: MEC / INL, 1980. v.4: Q a Z. (Dicionários especializados, 5).
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997.
  • AYALA, Walmir. Arte brasileira. Pietro Maria Bardi. Rio de Janeiro, Colorama, s.d.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • JANUÁRIO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa23457/januario>. Acesso em: 05 de Mar. 2021. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7