Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Giuseppe Boscagli

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 01.07.2019
1862 Itália / Toscana / Siena
30.05.1945 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Giuseppe Boscagli (Siena, Itália, 1862 - Rio de Janeiro, RJ, 1945). Pintor, desenhista. Discípulo de Morini e Massani, vai para Porto Alegre, em 1897, quando pinta o retrato de Júlio de Castilhos e trabalha no ateliê fotográfico de Jacinto Ferrari. Por volta de 1899, realiza retratos a óleo, aquarela e crayon, copiados de fotografia, para a Soci...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Giuseppe Boscagli (Siena, Itália, 1862 - Rio de Janeiro, RJ, 1945). Pintor, desenhista. Discípulo de Morini e Massani, vai para Porto Alegre, em 1897, quando pinta o retrato de Júlio de Castilhos e trabalha no ateliê fotográfico de Jacinto Ferrari. Por volta de 1899, realiza retratos a óleo, aquarela e crayon, copiados de fotografia, para a Sociedade de Artes de Buenos Aires. Depois de residir um ano em Bento Gonçalves, muda-se para o Rio de Janeiro, em 1909, onde se torna pintor oficial nas expedições do Marechal Rondon pelo interior do país. Nessas viagens, retrata aspectos da fauna, flora, população e costumes locais, destacando-se, especialmente, as representações dos indígenas e aspectos de sua cultura.

Exposições 4

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • Falecimentos. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 31 mai. 1945. Vida Social, p. 13.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: