Título da obra: Criminosos Carregando Provisões para a Prisão


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Vista do Lugar de Desembarque na Glória
,
1822
,
Henry Chamberlain
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Henry Chamberlain (Inglaterra, 1796 - Ilhas Bermudas, 1844). Desenhista e pintor. Henry Chamberlain, oficial da Artilharia Real Britânica, vem ao Brasil em 1819 acompanhando seu pai, cônsul-geral da Inglaterra, incumbido de transações comerciais no país. Permanece no Rio de Janeiro até 1820, e nesse período dedica-se a representar, em desenhos e pinturas, aspectos pitorescos da vida cotidiana da cidade. Em 1821, publica em Londres o álbum Views and Costumes of the City and Neighbourhood of Rio de Janeiro [Vistas e Costumes da Cidade do Rio de Janeiro e Arredores], ilustrado com 36 gravuras em água-tinta, coloridas, acompanhadas por textos descritivos. Após sua estada no Brasil, prossegue na carreira militar e alcança o posto de capitão. Viaja ainda para Nova Zelândia e Ilhas Bermudas, onde morre.
O pintor Henry Chamberlain, oficial da Artilharia Real Britânica, vem ao Brasil em 1819, acompanhando seu pai - cônsul-geral da Inglaterra -, encarregado de transações comerciais no país, e permanece no Rio de Janeiro até 1820. Nesse período dedica-se principalmente a captar aspectos pitorescos da vida cotidiana da cidade do Rio de Janeiro, sua arquitetura, tipos e costumes.
Em 1821, publica em Londres o álbum Views and Costumes of the City and Neighbourdhood of Rio de Janeiro [Vistas e Costumes da Cidade do Rio de Janeiro e Arredores], ilustrado por 36 gravuras em água-tinta, coloridas, acompanhadas por textos descritivos. As composições distinguem-se pela acurada representação do cenário urbano, que, segundo estudiosos, pode permitir uma reconstituição fidedigna de certas ruas ou mesmo de quarteirões da cidade dessa época. Chamberlain realiza, de forma semelhante a Joaquim Cândido Guillobel (1787 - 1859), uma cuidadosa representação dos tipos populares, principalmente em relação ao registro das vestimentas e indumentárias utilizadas. Porém, como nota o historiador da arte Luciano Migliaccio, em seus desenhos Guillobel mantém o caráter típico da descrição de usos e costumes, sem revelar a ilustração das relações sociais e da vida nas ruas do Rio de Janeiro, como também o fazem diversos artistas estrangeiros, como Chamberlain.
Nas gravuras para o álbum publicado em 1821, Chamberlain apresenta o trabalho dos negros de ganho nas ruas da cidade, e atividades cotidianas em locais como o largo da Glória e o mercado, com detalhes arquitetônicos do período, embora as vistas urbanas lembrem um cenário teatral. Em gravuras como Uma Família Brasileira ou Uma História, o artista não enfatiza o claro-escuro e a relação entre figura e fundo - as figuras humanas parecem "recortadas", e destacam-se pela variedade de trajes, apresentados de forma detalhada. Essas imagens sugerem também uma narrativa, instigando a curiosidade do observador.
Alguns estudiosos apontam na obra de Chamberlaim um senso de humor afinado com a tradição inglesa do século XVIII, como se verifica na produção do pintor e gravador inglês William Hogarth (1697 - 1764).
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Peter Scheier
Reprodução fotográfico Pedro Oswaldo Cruz
Reprodução fotográfica Fernando Chaves
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fototgráfica Pedro Oswaldo Cruz
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reproduçãofotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
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Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
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Museu Rafael Bordalo Pinheiro (Lisboa, Portugal)
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