Henry Chamberlain
![Uma Barraca de Feira, 1821 [Obra]](http://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/001129002019.jpg)
Uma Barraca de Feira, 1821
Henry Chamberlain
Água-tinta e aquarela sobre pápel
28,60 cm x 20,50 cm
Texto
Biografia
Henry Chamberlain (Inglaterra, 1796 - Ilhas Bermudas, 1844). Desenhista e pintor. Henry Chamberlain, oficial da Artilharia Real Britânica, vem ao Brasil em 1819 acompanhando seu pai, cônsul-geral da Inglaterra, incumbido de transações comerciais no país. Permanece no Rio de Janeiro até 1820, e nesse período dedica-se a representar, em desenhos e pinturas, aspectos pitorescos da vida cotidiana da cidade. Em 1821, publica em Londres o álbum Views and Costumes of the City and Neighbourhood of Rio de Janeiro [Vistas e Costumes da Cidade do Rio de Janeiro e Arredores], ilustrado com 36 gravuras em água-tinta, coloridas, acompanhadas por textos descritivos. Após sua estada no Brasil, prossegue na carreira militar e alcança o posto de capitão. Viaja ainda para Nova Zelândia e Ilhas Bermudas, onde morre.
Análise
O pintor Henry Chamberlain, oficial da Artilharia Real Britânica, vem ao Brasil em 1819, acompanhando seu pai - cônsul-geral da Inglaterra -, encarregado de transações comerciais no país, e permanece no Rio de Janeiro até 1820. Nesse período dedica-se principalmente a captar aspectos pitorescos da vida cotidiana da cidade do Rio de Janeiro, sua arquitetura, tipos e costumes.
Em 1821, publica em Londres o álbum Views and Costumes of the City and Neighbourdhood of Rio de Janeiro [Vistas e Costumes da Cidade do Rio de Janeiro e Arredores], ilustrado por 36 gravuras em água-tinta, coloridas, acompanhadas por textos descritivos. As composições distinguem-se pela acurada representação do cenário urbano, que, segundo estudiosos, pode permitir uma reconstituição fidedigna de certas ruas ou mesmo de quarteirões da cidade dessa época. Chamberlain realiza, de forma semelhante a Joaquim Cândido Guillobel (1787 - 1859), uma cuidadosa representação dos tipos populares, principalmente em relação ao registro das vestimentas e indumentárias utilizadas. Porém, como nota o historiador da arte Luciano Migliaccio, em seus desenhos Guillobel mantém o caráter típico da descrição de usos e costumes, sem revelar a ilustração das relações sociais e da vida nas ruas do Rio de Janeiro, como também o fazem diversos artistas estrangeiros, como Chamberlain.
Nas gravuras para o álbum publicado em 1821, Chamberlain apresenta o trabalho dos negros de ganho nas ruas da cidade, e atividades cotidianas em locais como o largo da Glória e o mercado, com detalhes arquitetônicos do período, embora as vistas urbanas lembrem um cenário teatral. Em gravuras como Uma Família Brasileira ou Uma História, o artista não enfatiza o claro-escuro e a relação entre figura e fundo - as figuras humanas parecem "recortadas", e destacam-se pela variedade de trajes, apresentados de forma detalhada. Essas imagens sugerem também uma narrativa, instigando a curiosidade do observador.
Alguns estudiosos apontam na obra de Chamberlaim um senso de humor afinado com a tradição inglesa do século XVIII, como se verifica na produção do pintor e gravador inglês William Hogarth (1697 - 1764).
Obras 17
Cascata da Tijuca
Criminosos Carregando Provisões para a Prisão
Escravos Doentes
Espírito Santo
Lagoa Rodrigo de Freitas
Exposições 15
-
19/11/1985 - 31/1/1984
-
-
6/1994 - 8/1994
-
6/1994 - 8/1994
-
20/10/1994 - 18/12/1994
Feiras de arte 1
-
29/4/2010 - 2/5/2010
Fontes de pesquisa 27
- 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989. R703.0981 P818d
- ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
- ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979. 709.81 A163ar v.1
- AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997. R750.81 A973d 2.ed.
- BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. O Brasil dos viajantes: A construção da paisagem. São Paulo: Metalivros; Salvador: Fundação Emílio Odebrecht, 1994. v.3.
- BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. O Brasil dos viajantes: imaginário do novo mundo. São Paulo: Metalivros, 1994. v. 1. 709.81 B449b v.1
- BERTANI, Roberto (org.). Coleção Brasiliana Fundação Estudar. São Paulo: Via Impressa Edições de Arte, 2006. 304 p.
- BERTANI, Roberto (org.). Coleção Brasiliana Fundação Estudar. São Paulo: Via Impressa Edições de Arte, 2006. 304 p. 759.981 C691
- CHAMBERLAIN, Henry. Chamberlain: gravuras selecionadas. Introdução de Joaquim de Sousa Leão. Rio de Janeiro: Kosmos, [197?].
- DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
- DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5). R703.0981 C376d v.1 pt. 1
- GOUVÊA, Renato Magalhães (Org.). Leilões de Arte (venda n. 43). São Paulo: Renato Magalhães Gouvêa Escritório de Arte, 1996. 64 p., il. color. SPrmg 1996 n. 43
- LAGO, Pedro Corrêa do. Iconografia paulistana do século XIX. São Paulo: Metalivros, 1998.
- LAGO, Pedro Corrêa do. Iconografia paulistana do século XIX. São Paulo: Metalivros, 1998. 741.981 Lp177i
- LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
- LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. R759.981 L533d
- MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, SÃO PAULO, SP. Arte do século XIX. Curadoria Luciano Migliaccio, Pedro Martins Caldas Xexéo; tradução Roberta Barni, Christopher Ainsbury, John Norman. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000.
- MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, SÃO PAULO, SP. Arte do século XIX. Curadoria Luciano Migliaccio, Pedro Martins Caldas Xexéo; tradução Roberta Barni, Christopher Ainsbury, John Norman. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000. 709.034 M9161a
- O BRASIL dos viajantes. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo (Masp), 20 de out. a 18 de dez. 1994.
- O BRASIL dos viajantes. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo (Masp), 20 de out. a 18 de dez. 1994. SPmasp 1994/r
- O BRASIL pintado por mestres nacionais e estrangeiros: séculos XVII-XX. Comentário Luiz Marques; fotografia Luiz S. Hossaka; apresentação Pietro Maria Bardi. São Paulo: MASP, 1987. 63 p., il. color.
- O BRASIL pintado por mestres nacionais e estrangeiros: séculos XVII-XX. São Paulo: MASP, 1987. 63 p., il. color. 759.981 M986b
- RIO de Janeiro, 1825- 1826: e outros destaques do Highcliffe Album. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 199-. folha dobrada, il. p&b color. RJims 199-/r
- VISÕES do Rio na coleção Geyer. Curadoria Maria de Lourdes Parreiras Horta; assistência de curadoria Maria Inez Turazzi, Maurício Vicente Ferreira Junior; versão em inglês Barry Neves, Cristina Baum, Rebecca Atkinson. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2000.
- VISÕES do Rio na coleção Geyer. Curadoria Maria de Lourdes Parreiras Horta; assistência de curadoria Maria Inez Turazzi, Maurício Vicente Ferreira Junior; versão em inglês Barry Neves, Cristina Baum, Rebecca Atkinson. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2000. 759.98153 V832
- ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1.
- ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1. 709.81 H673 v.1
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
HENRY Chamberlain.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022.
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa23319/henry-chamberlain. Acesso em: 28 de maio de 2022.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7