Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Henry Chamberlain

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 23.08.2017
1796 Reino Unido / Inglaterra
1844 Ilhas Bermudas
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Largo da Glória, 1821
Henry Chamberlain
Água-tinta e aquarela sobre papel
27,60 cm x 19,90 cm

Henry Chamberlain (Inglaterra, 1796 - Ilhas Bermudas, 1844). Desenhista e pintor. Henry Chamberlain, oficial da Artilharia Real Britânica, vem ao Brasil em 1819 acompanhando seu pai, cônsul-geral da Inglaterra, incumbido de transações comerciais no país. Permanece no Rio de Janeiro até 1820, e nesse período dedica-se a representar, em desenhos e...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Henry Chamberlain (Inglaterra, 1796 - Ilhas Bermudas, 1844). Desenhista e pintor. Henry Chamberlain, oficial da Artilharia Real Britânica, vem ao Brasil em 1819 acompanhando seu pai, cônsul-geral da Inglaterra, incumbido de transações comerciais no país. Permanece no Rio de Janeiro até 1820, e nesse período dedica-se a representar, em desenhos e pinturas, aspectos pitorescos da vida cotidiana da cidade. Em 1821, publica em Londres o álbum Views and Costumes of the City and Neighbourhood of Rio de Janeiro [Vistas e Costumes da Cidade do Rio de Janeiro e Arredores], ilustrado com 36 gravuras em água-tinta, coloridas, acompanhadas por textos descritivos. Após sua estada no Brasil, prossegue na carreira militar e alcança o posto de capitão. Viaja ainda para Nova Zelândia e Ilhas Bermudas, onde morre.

Análise

O pintor Henry Chamberlain, oficial da Artilharia Real Britânica, vem ao Brasil em 1819, acompanhando seu pai - cônsul-geral da Inglaterra -, encarregado de transações comerciais no país, e permanece no Rio de Janeiro até 1820. Nesse período dedica-se principalmente a captar aspectos pitorescos da vida cotidiana da cidade do Rio de Janeiro, sua arquitetura, tipos e costumes.

Em 1821, publica em Londres o álbum Views and Costumes of the City and Neighbourdhood of Rio de Janeiro [Vistas e Costumes da Cidade do Rio de Janeiro e Arredores], ilustrado por 36 gravuras em água-tinta, coloridas, acompanhadas por textos descritivos. As composições distinguem-se pela acurada representação do cenário urbano, que, segundo estudiosos, pode permitir uma reconstituição fidedigna de certas ruas ou mesmo de quarteirões da cidade dessa época. Chamberlain realiza, de forma semelhante a Joaquim Cândido Guillobel (1787 - 1859), uma cuidadosa representação dos tipos populares, principalmente em relação ao registro das vestimentas e indumentárias utilizadas. Porém, como nota o historiador da arte Luciano Migliaccio, em seus desenhos Guillobel mantém o caráter típico da descrição de usos e costumes, sem revelar a ilustração das relações sociais e da vida nas ruas do Rio de Janeiro, como também o fazem diversos artistas estrangeiros, como Chamberlain.

Nas gravuras para o álbum publicado em 1821, Chamberlain apresenta o trabalho dos negros de ganho nas ruas da cidade, e atividades cotidianas em locais como o largo da Glória e o mercado, com detalhes arquitetônicos do período, embora as vistas urbanas lembrem um cenário teatral. Em gravuras como Uma Família Brasileira ou Uma História, o artista não enfatiza o claro-escuro e a relação entre figura e fundo - as figuras humanas parecem "recortadas", e destacam-se pela variedade de trajes, apresentados de forma detalhada. Essas imagens sugerem também uma narrativa, instigando a curiosidade do observador.

Alguns estudiosos apontam na obra de Chamberlaim um senso de humor afinado com a tradição inglesa do século XVIII, como se verifica na produção do pintor e gravador inglês William Hogarth (1697 - 1764).

Obras 17

Abrir módulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Cascata da Tijuca

Água-tinta e aquarela sobre papel
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Escravos Doentes

Água-tinta e aquarela sobre papel
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Espírito Santo

Água-tinta e aquarela sobre papel

Exposições 15

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 27

Abrir módulo
  • ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
  • ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979. 709.81 A163ar v.1
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997. R750.81 A973d 2.ed.
  • BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. O Brasil dos viajantes: A construção da paisagem. São Paulo: Metalivros; Salvador: Fundação Emílio Odebrecht, 1994. v.3.
  • BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. O Brasil dos viajantes: imaginário do novo mundo. São Paulo: Metalivros, 1994. v. 1. 709.81 B449b v.1
  • BERTANI, Roberto (org.). Coleção Brasiliana Fundação Estudar. São Paulo: Via Impressa Edições de Arte, 2006. 304 p.
  • BERTANI, Roberto (org.). Coleção Brasiliana Fundação Estudar. São Paulo: Via Impressa Edições de Arte, 2006. 304 p. 759.981 C691
  • CHAMBERLAIN, Henry. Chamberlain: gravuras selecionadas. Introdução de Joaquim de Sousa Leão. Rio de Janeiro: Kosmos, [197?].
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5). R703.0981 C376d v.1 pt. 1
  • GOUVÊA, Renato Magalhães (Org.). Leilões de Arte (venda n. 43). São Paulo: Renato Magalhães Gouvêa Escritório de Arte, 1996. 64 p., il. color. SPrmg 1996 n. 43
  • GULLAR, Ferreira (et. al). 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989. R703.0981 P818d
  • LAGO, Pedro Corrêa do. Iconografia paulistana do século XIX. São Paulo: Metalivros, 1998.
  • LAGO, Pedro Corrêa do. Iconografia paulistana do século XIX. São Paulo: Metalivros, 1998. 741.981 Lp177i
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. R759.981 L533d
  • MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, SÃO PAULO, SP. Arte do século XIX. Curadoria Luciano Migliaccio, Pedro Martins Caldas Xexéo; tradução Roberta Barni, Christopher Ainsbury, John Norman. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000.
  • MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, SÃO PAULO, SP. Arte do século XIX. Curadoria Luciano Migliaccio, Pedro Martins Caldas Xexéo; tradução Roberta Barni, Christopher Ainsbury, John Norman. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000. 709.034 M9161a
  • O BRASIL dos viajantes. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo (Masp), 20 de out. a 18 de dez. 1994.
  • O BRASIL dos viajantes. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo (Masp), 20 de out. a 18 de dez. 1994. SPmasp 1994/r
  • O BRASIL pintado por mestres nacionais e estrangeiros: séculos XVII-XX. Comentário Luiz Marques; fotografia Luiz S. Hossaka; apresentação Pietro Maria Bardi. São Paulo: MASP, 1987. 63 p., il. color.
  • O BRASIL pintado por mestres nacionais e estrangeiros: séculos XVII-XX. São Paulo: MASP, 1987. 63 p., il. color. 759.981 M986b
  • RIO de Janeiro, 1825- 1826: e outros destaques do Highcliffe Album. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 199-. folha dobrada, il. p&b color. RJims 199-/r
  • VISÕES do Rio na coleção Geyer. Curadoria Maria de Lourdes Parreiras Horta; assistência de curadoria Maria Inez Turazzi, Maurício Vicente Ferreira Junior; versão em inglês Barry Neves, Cristina Baum, Rebecca Atkinson. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2000.
  • VISÕES do Rio na coleção Geyer. Curadoria Maria de Lourdes Parreiras Horta; assistência de curadoria Maria Inez Turazzi, Maurício Vicente Ferreira Junior; versão em inglês Barry Neves, Cristina Baum, Rebecca Atkinson. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2000. 759.98153 V832
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1.
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1. 709.81 H673 v.1

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: