Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Frederico Virmond

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 31.10.2021
08.09.1791 Alemanha / Nordrhein-Westfalen / Colônia
03.08.1876 Brasil / Paraná / Lapa

Auto-retrato
Frederico Virmond

Friederich Leonhard Wilhelm Virmond (Colônia, Alemanha, 1791 - Vila Nova do Príncipe, atual Lapa, Paraná, 1876). Pintor, desenhista, zoólogo, médico, construtor, músico e industrial. Estuda medicina na Universidade de Berlim, mas interrompe curso para participar da guerra contra Napoleão na batalha de Waterloo em 1815, e pintura com o miniaturis...

Texto

Abrir módulo

Friederich Leonhard Wilhelm Virmond (Colônia, Alemanha, 1791 - Vila Nova do Príncipe, atual Lapa, Paraná, 1876). Pintor, desenhista, zoólogo, médico, construtor, músico e industrial. Estuda medicina na Universidade de Berlim, mas interrompe curso para participar da guerra contra Napoleão na batalha de Waterloo em 1815, e pintura com o miniaturista Anton Graff (1736-1813). Em 1818, vem para o Brasil e fixa residência no Rio de Janeiro. Torna-se comerciante e funda uma casa para importar armas e ferragens.  Em 1832, adoentado é aconselhado a mudar-se para uma região de clima mais frio, a família parte para o Rio Grande do Sul e no caminho decidem fixar residência em Vila Nova do Príncipe, atual cidade da Lapa, no Paraná. Sua paixão por zoologia faz com que ele forme uma coleção de 8 mil insetos e borboletas, exibida nas Exposição Nacional Filadélfia, Estados Unidos, em 1865 e 1876. É considerado o primeiro pintor a radicar-se no Paraná. Ao longo de sua carreira, tem por discípulos Joaquim Resende Correia Lacerda e João Francisco Suplicy. 

Obras 1

Abrir módulo

Exposições 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 7

Abrir módulo
  • BRAGA, Theodoro. Artistas pintores no Brasil. São Paulo: São Paulo Editora, 1942.
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • GULLAR, Ferreira (et. al). 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • PANORAMA da Arte no Paraná: Discípulos de Andersen & Artistas Independentes. Curitiba: Salão de Exposições do Badep, 1976.
  • PANORAMA da arte no Paraná: I - Dos precursores à escola Andersen. Curitiba: Salão de Exposições do BADEP, 1975.
  • RUBENS, Carlos. Pequena história das artes plásticas no Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1941. (Brasiliana. Série 5ª: biblioteca pedagógica brasileira, 198).

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: