Título da obra: Retrato da Marquesa de Santos


Reprodução Fotográfica Abril Press
Retrato da Marquesa de Santos
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ca. 1826
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Francisco Pedro do Amaral
Reprodução Fotográfica Abril Press
Francisco Pedro do Amaral (Rio de Janeiro RJ ca.1780 - idem 1830). Pintor, desenhista, decorador, cenógrafo, dourador, estucador. Estuda inicialmente com José Leandro de Carvalho (17-- - 1834), e depois se matricula na aula régia de desenho e pintura, criada na cidade do Rio de Janeiro pelo vice-rei dom Fernando e ministrada pelo pintor Manuel Dias de Oliveira (1764 - 1837). Estuda cenografia com Manuel da Costa e trabalha como ajudante de José Leandro no Teatro São João. Em 1823, é um dos cinco alunos do curso de pintura ministrado pelo Debret (1768 - 1848). Participa da fundação da Sociedade de São Lucas, entidade só para pintores, em 1827. Como chefe da decoração da casa Imperial, trabalha no Palácio da Quinta da Boa Vista e no Paço da Cidade. Decora residências particulares, como o palacete da marquesa de Santos, no Rio de Janeiro. Em 1829, restaura velhos coches, por ocasião do casamento de dom Pedro I (1798 - 1834), e publica o folheto Explicação Allegorica da Decoração dos Coches de Estado de S.M.I. O Senhor D. Pedro I, em que descreve seu trabalho de ornamentação.
Francisco Pedro do Amaral torna-se um retratista destacado na corte do Rio de Janeiro, tendo realizado inclusive o retrato (ca.1826) de dona Domitila de Castro Canto e Melo, a marquesa de Santos. Nessa obra, o artista já busca o tratamento neoclássico da figura. Realiza também diversas pinturas decorativas para a Biblioteca Pública, Palácio da Quinta da Boa Vista, Paço Imperial e ainda para o palácio da marquesa de Santos. O pintor e historiador Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806 - 1879) informa que o artista teria se dedicado também à realização de caricaturas.
Para o historiador da arte Quirino Campofiorito (1902 - 1993), Francisco Pedro do Amaral, vindo da tradição colonial brasileira, é o artista que melhor evidencia a transição que ocorre no campo artístico nesse período, motivada pela presença dos artistas franceses no país.
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