Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Frederico

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 22.03.2017
1956 Brasil / Pernambuco / Recife
Carlos Frederico Fonseca Ferreira (Recife, Pernambuco, 1956). Desenhista, gravador, pintor.  Inicia seus estudos de desenho em Olinda, com sua tia, a desenhista e pintora Noêmia Victor. Muda-se em 1971 para João Pessoa, onde reside durante 6 anos e monta com seu irmão Aprígio Fonseca (1954) o ATHELIER 58. Viaja a São Paulo em 1978 com Aprígio e ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Carlos Frederico Fonseca Ferreira (Recife, Pernambuco, 1956). Desenhista, gravador, pintor.  Inicia seus estudos de desenho em Olinda, com sua tia, a desenhista e pintora Noêmia Victor. Muda-se em 1971 para João Pessoa, onde reside durante 6 anos e monta com seu irmão Aprígio Fonseca (1954) o ATHELIER 58. Viaja a São Paulo em 1978 com Aprígio e monta ateliê na cidade. Volta a Olinda no mesmo ano e começa a pesquisar desenhos feitos nas calçadas. A pesquisa estende-se aos pátios das igrejas, onde encontra desenhos talhados sobre a cerâmica: imagens sacras, desenhos em quadrinhos e paisagens. Segundo o artista os desenhos são feitos por crianças que são guias de turistas, e há inscrições que datam de 50 anos. Através de um processo que utiliza tinta látex preta, papel canson e um saco de areia de 2,5kg, imprime esses desenhos e cria as "monotipias". Edita com Aprígio, em 1987, o livro Das Calçadas de Olinda. Nos anos 1980  frequenta a Oficina Guaianases de Gravura e trabalha na propaganda política de Roberto Freire (1927 - 2008), Gregório Bezerra e Henfil (1944 - 1988), iniciando a pintura mural das Brigadas Portinari, Gregório Bezerra e Brigada Henfil, com Aprígio, Luciano Pinheiro (1946), Eudes Mota, Cavani Rosas e Plínio Palhano (1954). A exposição Viva Canudos que faz com Aprígio, montada em Olinda e São Paulo, é proibida de ser mostrada no MAM/RJ, devido a uma possível conotação política. Viaja a Portugal em 1991 para pesquisar na cidade de Conimbriga mosaicos de imagens que remontam à epoca em que os romanos passaram por aquele local. Elabora com seu irmão o projeto Pátio, para ser exposto na 21ª Bienal Internacional de São Paulo, onde faz colagens sobre papel de seda e madeira, utilizando pó de mármore, cimento, areia, porcelana e outros materiais recicláveis, na intenção de se construir um pátio. O projeto não é aceito na Bienal. Em 1994, é realizada em São Paulo e Recife uma exposição com as mesmas obras do projeto, porém diferentemente do projeto original não ocorre a formação do pátio. Ariano Suassuna (1927-2014), então secretário de Cultura do Estado de Pernambuco dá-lhe o prêmio Leandro Gomes de Barros (1865 - 1918), em 1996, por sua contribuição para as artes plásticas no Estado. Faz com seu irmão Frederico a exposição olanda, olenda olinda, inspirada na influência holandesa na cidade de Olinda e Recife. Pretende levar a exposição a Amsterdam. Em 2001, faz gravuras para o livro de poemas Oitão do Mar, com  textos dos irmãos Aprígio e Fernando Fonseca.

Exposições 31

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 6

Abrir módulo
  • APRIGIO e Frederico: pinturas. Apresentação Ariano Suassuna. Recife: Centro Cultural Adalgisa Falcão, 1990. , il. color.
  • DAS calçadas de Olinda: Aprígio e Frederico. Apresentação Aprígio; texto Montez Magno, José Cláudio; apresentação Carlos Frederico Fonseca Ferreira. [s.n.], 1987. 72 p., il. p&b.
  • OLANDA, olenda, Olinda. Apresentação Marcos Magalhães; texto Joseph M. Luyten. Olinda: Amparo Sessenta, 1999. [24] p., il. p&b, color.
  • PÁTIO: Aprigio e Frederico. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1991. [24 p.], il. color.
  • TEJUPARES : catálogo. Recife: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, 1998.
  • VÍRGULA 7. Traducao Berenice Malta, Kiyomi Muramoto; tradução Maria Selma V. Cavalcanti, Mustafa Yazbek. Paris: Espaço Cultural Jorge Amado, 1997. , il.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: