Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Del Pino

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1907 Brasil / Minas Gerais / Barbacena
1985 Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
Alberto André Delpino Júnior (Barbacena MG 1907 - Belo Horizonte MG 1976). Pintor, desenhista, ilustrador e caricaturista. É filho do pintor mineiro Alberto Delpino. Inicia ainda criança sua formação em desenho junto ao pai. Em 1916 participa do 1º Salão de Humoristas no Rio de Janeiro, tendo já publicado sua primeira caricatura na revista Fon F...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Alberto André Delpino Júnior (Barbacena MG 1907 - Belo Horizonte MG 1976). Pintor, desenhista, ilustrador e caricaturista. É filho do pintor mineiro Alberto Delpino. Inicia ainda criança sua formação em desenho junto ao pai. Em 1916 participa do 1º Salão de Humoristas no Rio de Janeiro, tendo já publicado sua primeira caricatura na revista Fon Fon. De 1927 a 1930 mora na cidade do Rio de Janeiro, onde passa a colaborar como caricaturista e ilustrador para os periódicos O Cruzeiro, Semana Ilustrada, Jornal do Brasil, dentre outros. Em 1930, estabelece-se em Belo Horizonte. Nesse ano vê sua exposição no Teatro Municipal ser violentamente fechada por partidários do movimento revoltoso de 1930. Coordena a 1ª Exposição de Arte Moderna ocorrida em Belo Horizonte, conhecida como Salão Bar Brasil, em 1936. A partir de 1937 incentiva a criação dos Salões de Arte da prefeitura de Belo Horizonte.

Exposições 5

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • O MODERNISMO em Minas: o Salão de 1936. Textos de Ivone Luzia Vieira e Geraldo Magalhães. Belo Horizonte: Museu de Arte de Belo Horizonte, 1986.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: