Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Briggs

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1813 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
1870 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Panorama da Cidade do Rio de Janeiro - Capital do Brasil, 1837
Briggs
Litografia
60,50 cm x 30,50 cm

Frederico Guilherme Briggs (Rio de Janeiro RJ 1813 - idem 1870). Pintor, litógrafo e desenhista. Inicia seus estudos em 1826, freqüentando na Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, os cursos de arquitetura e  pintura de paisagem, ministrados respectivamente por Grandjean de Montigny (1776 - 1850) e Félix Taunay (1795 - 1881). Em 1832, associa-...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Frederico Guilherme Briggs (Rio de Janeiro RJ 1813 - idem 1870). Pintor, litógrafo e desenhista. Inicia seus estudos em 1826, freqüentando na Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, os cursos de arquitetura e  pintura de paisagem, ministrados respectivamente por Grandjean de Montigny (1776 - 1850) e Félix Taunay (1795 - 1881). Em 1832, associa-se ao artista francês Édouard Philippe Rivière e inaugura a Litographia Rivière e Briggs. No ano de 1836, viaja para Londres, onde aperfeiçoa seus conhecimentos litográficos na oficina Day & Haghe. Como estagiário desse estabelecimento publica, no ano seguinte, o Panorama da Cidade do Rio de Janeiro e a Folhinha Nacional Brasileira para o Ano de 1837. Posteriormente retorna ao Rio de Janeiro, e em 1839 se responsabiliza pela impressão do periódico Caricaturista, ilustrado por Porto Alegre (1806 - 1879). No ano seguinte, Briggs imprime uma série de caricaturas, cuja autoria é atribuída a Rafael Mendes de Carvalho (1817 - 1870), e uma série de 50 ilustrações, de autoria atribuída a Joaquim Lopes de Barros Cabral. Esses trabalhos se destacam pela representação de diversos tipos urbanos do Rio de Janeiro e, reunidos, dão origem ao álbum Costumes Brazileiros, editado em 1840. Em 1843, associa-se ao litógrafo prussiano Peter Ludwig (ca.1814 - 1876) e funda a Litographia do Commercio de Ludwig e Briggs. Nesse estabelecimento realiza, em 1845, algumas folhas de rosto para o periódico Ostensor Brazileiro: Jornal Literário e Pictorial, e edita o álbum The Brazilian Souvenir: a Selection of the Most Peculiar Costumes of the Brazil, em 1846. Algumas das ilustrações apresentadas nesse trabalho estão na publicação Brazil and the Brazilians Portrayed in Historical and Descriptive Sketches, editada na Filadélfia (Estados Unidos), em 1857.

Comentário Crítico
Frederico Guilherme Briggs, brasileiro de ascendência inglesa, é um dos primeiros alunos da Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, onde estuda pintura de paisagem com Félix Taunay (1795 - 1881) e arquitetura com Grandjean de Montigny (1776 - 1850), entre 1826 e 1834, no Rio de Janeiro.

Viaja posteriormente para a Inglaterra, onde se especializa em litografia. Realiza, em 1837, um álbum composto de quatro pranchas em cores sobre o Rio de Janeiro, intitulado Panorama da Cidade do Rio de Janeiro. Capital do Brasil. Nessas litografias a cidade é tomada em quatro vistas, que abrangem principalmente o quadrilátero urbano: na primeira está representada uma paisagem vista do morro de Santo Antônio, abarcando o convento de mesmo nome e o morro do Castelo; na segunda é enfocada a atual praça Tiradentes, no centro da cidade, o morro da Conceição e o campo de São Cristovão; na terceira estão o Morro de Santo Antônio, o morro e convento de Santa Teresa, e ao fundo a baía de Guanabara e Pão de Açúcar; e na quarta são vistos principalmente o morro e convento de Santa Teresa e o bairro do Catumbi. Para o historiador Gilberto Ferrez, suas vistas destacam-se não só pelo caráter artístico como também pela elaboração, perspectiva, detalhes arquitetônicos e beleza dos primeiros planos.

Em 1840, o artista abre no Rio de Janeiro a Litografia Briggs, onde realiza a impressão de documentos, faturas, músicas, etiquetas para farmácia e também produz litografias artísticas. Entre elas, destaca-se uma série de desenhos satíricos, abordando cenas e tipos populares ou relativos à crítica política, atribuídos a Rafael Mendes de Carvalho (1817 - 1870) e a Porto Alegre (1806 - 1879). Pela sua oficina, é publicada a série Costumes do Brasil, com 50 lâminas coloridas, que abordam diversos aspectos da vida no Rio de Janeiro. A coleção é vendida completa ou em exemplares avulsos. Segundo o escritor Herman Lima, com tal série parece ter se encerrado a voga das caricaturas avulsas, já que, em 1844, com o surgimento de A Lanterna Mágica, de Porto Alegre, inicia-se o ciclo de publicações ilustradas com desenhos humorísticos.

Briggs teve importante atuação no desenvolvimento da técnica da litografia assim como na divulgação das estampas litográficas no Brasil.

Obras 4

Abrir módulo

Exposições 5

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 30

Abrir módulo
  • ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979. 709.81 A163ar v.1
  • BRAGA, Theodoro. Artistas pintores no Brasil. São Paulo: São Paulo Editora, 1942. R703.0981 B813a
  • CAMPOFIORITO, Quirino. História da pintura brasileira no século XIX. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983.
  • CAMPOFIORITO, Quirino. História da pintura brasileira no século XIX. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983. 759.981034 C198hi
  • CARVALHO, Anna Maria Fausto Monteiro de. O panorama no Brasil. In: O Brasil redescoberto. Curadoria Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho, Julio Bandeira, Lorelai Kury, Renato Palumbo Dória, Vera Beatriz Siqueira. Rio de Janeiro: BNDES, 1999. 709.81 B823
  • DEBRET. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil: tomo 2: volume III. Tradução Sérgio Milliet; apresentação Mário Guimarães Ferri. Belo Horizonte: Itatiaia, 1978. 372 p., il. p&b. (Reconquista do Brasil, 57).
  • DEBRET. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil: tomo 2: volume III. Tradução Sérgio Milliet; apresentação Mário Guimarães Ferri. Belo Horizonte: Itatiaia, 1978. 372 p., il. p&b. (Reconquista do Brasil, 57). 759.981034 D288vi t.2 v.3
  • DEBRET. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil: tomo I: volumes I e II. Tradução Sérgio Milliet; apresentação Mário Guimarães Ferri. Belo Horizonte: Itatiaia, 1978. 390 p., il. p&b. (Reconquista do Brasil, 56).
  • DEBRET. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil: tomo I: volumes I e II. Tradução Sérgio Milliet; apresentação Mário Guimarães Ferri. Belo Horizonte: Itatiaia, 1978. 390 p., il. p&b. (Reconquista do Brasil, 56). 759.981034 D288vi t.1 v.1-2
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5). R703.0981 C376d v.1 pt. 1
  • FERREZ, GILBERTO. Iconografia do Rio de Janeiro: 1530-1890. Rio de Janeiro: Casa Jorge, 2000. 2 v.
  • FERREZ, Gilberto. Iconografia do Rio de Janeiro: 1530-1890, catálogo analítico, volume 1. Apresentação Carlos Roberto Maciel Levy; direção Carlos Roberto Maciel Levy; coordenação editorial Gláucia Santos Garcia, Márcia Saad Silveira; projeto gráfico Victor Burton; pesquisa Marília Santos Garcia; produção Sandra Sautter; projeto gráfico Adriana Moreno, Angelo Allevato Bottino, Miriam Lerner; produção gráfica Fernando Moser; fotografia Raul Lima, Lula Rodrigues, Romulo Fialdini, Vicente de Mello, Christina Bocayuva. Rio de Janeiro: Casa Jorge, 2000. 750 p., il. color., 270 x 210 mm. ISBN 85-85835-21-4. 700.98153 F387i v.1
  • FERREZ, Gilberto. Iconografia do Rio de Janeiro: 1530-1890, catálogo analítico, volume 2. Apresentação Carlos Roberto Maciel Levy; direção Carlos Roberto Maciel Levy; coordenação editorial Gláucia Santos Garcia, Márcia Saad Silveira; projeto gráfico Victor Burton; pesquisa Marília Santos Garcia; produção Sandra Sautter; projeto gráfico Adriana Moreno, Angelo Allevato Bottino, Miriam Lerner; produção gráfica Fernando Moser; fotografia Raul Lima, Lula Rodrigues, Romulo Fialdini, Vicente de Mello, Christina Bocayuva. Rio de Janeiro: Casa Jorge, 2000. 298 p., il. color., 270 x 210 mm. ISBN 85-85835-22-2. 700.98153 F387i v.2
  • FONSECA, Joaquim da. Caricatura: a imagem gráfica do humor. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999.
  • FONSECA, Joaquim da. Caricatura: a imagem gráfica do humor. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999. 741.5981 F6764c
  • GULLAR, Ferreira (et. al). 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989. R703.0981 P818d
  • LAGO, Pedro Corrêa do (Org.). Iconografia brasileira: Coleção Itaú, Sala Alfredo Egydio de Souza Aranha. São Paulo: Itaú Cultural, 2001.
  • LAGO, Pedro Corrêa do (Org.). Iconografia brasileira: Coleção Itaú, Sala Alfredo Egydio de Souza Aranha. São Paulo: Itaú Cultural, 2001. 2001 IC 700.981 I17
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. R759.981 L533d
  • LIMA, Herman. História da caricatura no Brasil I. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1963. 741.5981 Lh732h v.1
  • MORALES DE LOS RIOS FILHO, Adolfo. Grandjean de Montigny e a evolução da arte brasileira. Rio de Janeiro: Noite, 1941.
  • MORALES DE LOS RIOS FILHO, Adolfo. Grandjean de Montigny e a evolução da arte brasileira. Rio de Janeiro: Noite, 1941. 720.944 M792m
  • TURAZZI, Maria Inez (org.). Tipos e cenas do Brasil Imperial: a litografia Briggs na coleção Geyer. Petrópolis: Museu Imperial, 2002.
  • TURAZZI, Maria Inez (org.). Tipos e cenas do Brasil Imperial: a litografia Briggs na coleção Geyer. Petrópolis: Museu Imperial, 2002. 769.981 T595
  • VISÕES do Rio na coleção Geyer. Curadoria Maria de Lourdes Parreiras Horta; assistência de curadoria Maria Inez Turazzi, Maurício Vicente Ferreira Junior; versão em inglês Barry Neves, Cristina Baum, Rebecca Atkinson. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2000.
  • VISÕES do Rio na coleção Geyer. Curadoria Maria de Lourdes Parreiras Horta; assistência de curadoria Maria Inez Turazzi, Maurício Vicente Ferreira Junior; versão em inglês Barry Neves, Cristina Baum, Rebecca Atkinson. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2000. 759.98153 V832
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1.
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1. 709.81 H673 v.2

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: