Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Antonio Piccinni

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 28.03.2017
14.03.1846
26.05.1920 Itália / Lazio / Roma
Antonio Piccinni (Trani, Itália 1846 - Roma, Itália 1920). Pintor, aquarelista e gravador. Inicia seus estudos artísticos com Quercia, em Trani, sua cidade natal. Em 1863, estuda no Instituto de Belas Artes de Nápoles, tendo como mestres Biagio Molinato, Tommaso Aloysio Juvara e Domenico Morelli. Dois anos depois, ganha bolsa e pensão para estud...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Antonio Piccinni (Trani, Itália 1846 - Roma, Itália 1920). Pintor, aquarelista e gravador. Inicia seus estudos artísticos com Quercia, em Trani, sua cidade natal. Em 1863, estuda no Instituto de Belas Artes de Nápoles, tendo como mestres Biagio Molinato, Tommaso Aloysio Juvara e Domenico Morelli. Dois anos depois, ganha bolsa e pensão para estudar pintura, oferecida pela Província de Bari. Como oficial do Ministério da Marinha Italiana, executa os relevos das costas italianas, africana, asiática e americana. Em meados de 1896, vem para o Brasil e vive no Rio de Janeiro até meados de 1905.

Exposições 3

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DA CULTURA. Pintores Italianos no Brasil. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo. Secretaria de Estado da Cultura/Sociarte, 1982.
  • SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DA CULTURA. Pintores Italianos no Brasil. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo. Secretaria de Estado da Cultura/Sociarte, 1982.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: