Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Candyf

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 03.06.2016
18.02.1950 Brasil / São Paulo / São Paulo
Maria Cândida Bernardes da Fonseca (São Paulo, São Paulo, 1950). Pintora, desenhista e artista visual. Inicia sua formação artística na Escola Nacional de Desenho, em 1973. Neste mesmo ano, estuda pintura na Associação Paulista de Belas Artes (APBA). Em 1988, frequenta curso de pintura sob a orientação de Orlando Chiossi e participa da Oficina d...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Maria Cândida Bernardes da Fonseca (São Paulo, São Paulo, 1950). Pintora, desenhista e artista visual. Inicia sua formação artística na Escola Nacional de Desenho, em 1973. Neste mesmo ano, estuda pintura na Associação Paulista de Belas Artes (APBA). Em 1988, frequenta curso de pintura sob a orientação de Orlando Chiossi e participa da Oficina de Desenho do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Na década de 1990, é aluna de Antonio do Nascimento Portella; frequenta o curso de pintura do Liceu de Artes e Ofícios, com Cirton Genaro e atua como segunda secretária e assessora jurídica da APBA. Várias de suas obras são reproduzidas em cartões de natal editados pela Ação Comunitária do Brasil, Aldeias SOS no Brasil e Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). 

Exposições 24

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • CANDYF. [Currículo]. Enviado pela artista em: 15 ago. 2001.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: