Artigo da seção pessoas Zé de Boni

Zé de Boni

Artigo da seção pessoas
Teatro / artes visuais  
Data de nascimento deZé de Boni: 02-03-1951 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)
Imagem representativa do artigo

Poço Encantado, Chapada da Diamantina, Itaetê BA , 1989 , Zé de Boni
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Biografia

José Alberto de Boni (São Paulo, São Paulo, 1951). Fotógrafo. Forma-se em biologia na Universidade de São Paulo (USP), em 1973. Dedica-se à fotografia desde 1971, atuando a partir de 1974 no campo da fotografia publicitária. Paralelamente, dedica-se à pesquisa técnica e teórica, especializando-se em preservação de fotografias e nos processos técnicos em preto e branco. Ministra cursos e palestras nos quais apresenta os resultados de suas pesquisas. Realiza sua primeira exposição individual no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), em 1975. Entre 1980 e 1982, em parceira com Janine Decot, dirige a Galeria Álbum, espaço dedicado à realização de exposições, palestras e cursos sobre fotografia. De 1986 a 1996, mantém o laboratório Álbum, direcionado para o atendimento de fotógrafos profissionais, onde atua também como responsável técnico.

Dedica-se à fotografia de paisagens, expondo com regularidade. Em 1990, publica o livro Paisagem Mágica: Fotografias da Chapada Diamantina e realiza exposição fotográfica referente ao livro, no Museu da Imagem e do Som (MIS/SP), premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), no mesmo ano. É contemplado com Bolsa Vitae de Pesquisa Fotográfica, em 1993. No ano seguinte, organiza o livro Verde Lente: Fotógrafos Brasileiros e a Natureza, no qual reúne trabalhos de 71 fotógrafos contemporâneos atuantes no Brasil. É membro do conselho curador da Coleção Pirelli-Masp desde 1990. Entre as décadas de 1990 e 2000, participa de exposições nacionais e internacionais, com destaque para Incursion a Travers l'Imaginaire dans la Photographie Brésilienne, em Arles, França, e Ecos do Século, realizada pelo MIS/SP.

Análise

Biólogo de formação, o contato com a natureza faz parte da vida de Zé de Boni desde cedo. O artista, porém, não atribui apenas ao conhecimento científico a "afinidade espontânea" que afirma nutrir pela paisagem natural. A necessidade de reconstruir a experiência visual das paisagens que o atraem é o que o leva à fotografia.

Da afinidade com a paisagem natural, aliada à pesquisa técnica da linguagem fotográfica em preto e branco, resulta Paisagem Mágica: Fotografias da Chapada Diamantina, um dos trabalhos mais importantes do fotógrafo. Nesse ensaio, o sentimento romântico do sublime, presente no registro dos cânions ou ainda na imensa queda d'água de 422 metros da Cachoeira da Fumaça, alterna-se com a poesia de fotografias como as do Rio Mucugezinho, cuja espuma formada na superfície da água cria desenhos intrigantes. Ou ainda a de Joaquim Riachão, o "cantador do sertão", sentado sobre uma mureta de pedra, em frente à casa, tocando sua flauta. Entre o poético e o sublime, pode ser mencionada ainda a cortina de cipós da Gruta Azul, em Iraquara, semelhante a feixes de luz cristalizados caindo sobre a entrada da gruta. Mais do que recriar a experiência vivida no contato com a natureza, as imagens de De Boni oferecem uma nova experiência, igualmente capaz de instigar quem as observa.

Outras informações de Zé de Boni:

  • Outros nomes
    • José Alberto De Boni
  • Habilidades
    • fotógrafo

Obras de Zé de Boni: (9) obras disponíveis:

Espetáculos (1)

Exposições (30)

Todas as exposições

Fontes de pesquisa (9)

  • OUTEIRO, Robson (coord.); PAIVA, Joaquim (org.). Visões e alumbramentos: fotografia brasileira contemporânea na coleção Joaquim Paiva. Versão em inglês Katica Szabó, Laura Ferrari; fotografia Denise Andrade. São Paulo: BrasilConnects Cultura & Ecologia, 2002. 296 p., il. p&b. color.
  • AMARAL, Aracy; FERNANDES JUNIOR, Rubens. Imagens de 1998. São Paulo: Marca D'Água, 1998.
  • BONI, Zé de. Verde lente: fotógrafos brasileiros e a natureza. São Paulo: Empresa das Artes, 1994. 778.90981 B715v
  • BONI, Zé de. Verde lente: fotógrafos brasileiros e a natureza. São Paulo: Empresa das Artes, 1994.
  • BONI, Zé de. Paisagem mágica: fotografias da Chapada Diamantina. Texto de Walfrido Moraes. São Paulo: Empresa das Artes, 1989.
  • BONI, Zé de. Coleção Pirelli/Masp de Fotografia. Disponível em: http://www.colecaopirellimasp.art.br/autores/75.
  • BONI, Zé de. Paisagem mágica: fotografias da Chapada Diamantina. Apresentação Angelo Calmon de Sá; comentario Walfrido Moraes. São Paulo: Banco Econômico, Empresa das Artes, 1. 120p. fotos color., BONI, Zé de. Paisagem mágica: fotografias da Chapada Diamantina. Apresentação Angelo Calmon de Sá; comentario Walfrido Moraes. São Paulo: Banco Econômico, Empresa das Artes, 1. 120p. fotos color., 770.981 B715p
  • ECOS do século: reflexões do Museu da Imagem e do Som: 30 anos de MIS. Curadoria Miguel Paladino. São Paulo: Museu da Imagem e do Som, [2000].
  • Programa do Espetáculo - Absurda Pessoa - 1975 Não Catalogado

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ZÉ de Boni. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2236/ze-de-boni>. Acesso em: 22 de Set. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7