Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Antônio Carlos Maciel

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1943 Brasil / Rio Grande do Sul / Bento Gonçalves
Antônio Carlos Maciel (Bento Gonçalves RS 1943). Pintor e gravador. Muda-se para Porto Alegre, onde estuda pintura com Paulo Porcella; litografia, com Tadeusz Lapinski; e xilogravura, com Danúbio Gonçalves, além destes cursos, estuda no Instituto de Artes da UFRGS. Viaja para a Europa, patrocinado por bolsa de estudos obtida pela Aliança Frances...

Texto

Abrir módulo

Antônio Carlos Maciel (Bento Gonçalves RS 1943). Pintor e gravador. Muda-se para Porto Alegre, onde estuda pintura com Paulo Porcella; litografia, com Tadeusz Lapinski; e xilogravura, com Danúbio Gonçalves, além destes cursos, estuda no Instituto de Artes da UFRGS. Viaja para a Europa, patrocinado por bolsa de estudos obtida pela Aliança Francesa. Em Madri, Espanha, cursa o Instituto de Cultura Hispânica, com bolsa da Ad Honorem; a Escola de Artes e Ofícios; e a Escola Superior de Belas Artes de San Fernando, onde recebe o Prêmio Extraordinário de Gravura (1969) - o que lhe possibilita participar da Bienal Internacional de Gráficos em Florença, Itália, em 1970. 

Exposições 5

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997.
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Rio de Janeiro: Spala, 1992. 2v. R759.981 A973d v.2
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • ROSA, Renato, PRESSER, Décio. Dicionário de artes plásticas no Rio Grande do Sul. 2. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2000. 527p. R700.98165 R7887d 2. ed.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: