Artigo da seção pessoas Marcos Piffer

Marcos Piffer

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deMarcos Piffer: 11-04-1962 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Santos)
Imagem representativa do artigo

Reflexo , 1993 , Marcos Piffer

Biografia

Marcos Assis Piffer (Santos, São Paulo, 1962). Fotógrafo. Em 1986, gradua-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Católica de Santos, São Paulo. De 1977 a 1990 freqüenta diversos cursos livres, entre eles a oficina Preservação de Fotografia em Preto-e-Branco, orientada por Leopoldo Plentz, em 1987, no Rio de Janeiro, e o curso Conhecendo Melhor uma Câmera 4x5, ministrado por Marcos Magaldi, em São Paulo, no mesmo ano. Trabalha como profissional desde 1989, nas áreas de fotografia publicitária e institucional. Paralelamente, desenvolve projetos pessoais sobre cidades brasileiras, esportes, arquitetura e paisagem, enfocando, sobretudo, a questão ambiental e colabora com diversas publicações, como as revistas National Geographic, Casa Claudia, República e Mitsubishi. Expõe individualmente a série Santos: Roteiro Lírico e Poético, em 1998, no Museu Brasileiro de Escultura - MuBE, em São Paulo. Em 1996, recebe bolsa de arte da Fundação Vitae para a finalização do projeto Litoral Norte com fotos da costa paulista, trabalho realizado durante dez anos. Os resultados dão origem à exposição homônima apresentada no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, em 2000. Em seguida, inicia as séries Cofee, sobre o plantio de café no país, e O Brasil pelos Céus do Brasil, com imagens abstratas de céus e nuvens em diferentes regiões. É autor dos livros Santos: Roteiro Lírico e Poético, 1997; Litoral Norte, 1999; e Edifício Caetano de Campos, 2000.

Análise

Marcos Piffer aborda temas diversos como natureza, arquitetura, esportes, paisagens urbanas e plantações de café. Ao se aproximar do assunto, ele fotografa ambientes, construções e atividades humanas com tomadas amplas que se caracterizam, muitas vezes, pela predominância de espaços vazios, além de enfocar detalhes (texturas, formas e gestos) em planos fechados. Em suas imagens, são comuns enquadramentos simétricos, brilhos, contraluzes e formas que se repetem criando ritmos.

Nos ensaios sobre as cidades e praias do litoral paulista, algumas fotos mostram apenas o céu e o mar separados pela linha do horizonte, sugerindo a sensação de solidão e imprevisto. Em outros momentos, as imagens são pontuadas por uma figura (uma criança, um cão ou um barco) ou pequenos grupos. Piffer observa as pessoas de longe, mostrando-as diminutas em relação à escala da natureza. Elas não interagem com o fotógrafo, mas com a paisagem natural ou edificada. Parecem absortas no ambiente (olham o mar, ou estão entretidas em seus afazeres), o que remete à atitude contemplativa do próprio artista diante do tema. Nas imagens feitas em Santos, registra a rotina da cidade paulista fora do período de alta temporada, atividades portuárias, navios e funcionários trabalhando ou posando para a câmera.

Outras informações de Marcos Piffer:

  • Outros nomes
    • Marcos Assis Piffer
  • Habilidades
    • fotógrafo

Obras de Marcos Piffer: (13) obras disponíveis:

Exposições (14)

Artigo sobre 40 Anos Apae

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de início40 Anos Apae : 08-05-2001  |  Data de término | 24-06-2001
Resumo do artigo 40 Anos Apae :

Caixa Cultural (Bela Vista, São Paulo, SP)

Eventos relacionados (1)

Artigo sobre sp-arte 2011

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2011: 12-05-2011  |  Data de término | 15-05-2011
Resumo do artigo sp-arte 2011:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (4)

  • CARBONCINI, Anna (Coord.). Coleção Pirelli/ MASP de Fotografias: v. 6. São Paulo: MASP, 1996.
  • MARCOS PIFFER. Site do Artista. Disponível em: [http://www.marcospiffer.com.br/]. Acesso em: jan. 2007.
  • PIFFER, Marcos. Santos: roteiro lírico e poético. São Paulo: Laserprint, 1997. 120 p., il. p&b.
  • PIFFER, Marcos. [Currículo]. Enviado pelo artista em 1997.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • MARCOS Piffer. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa22106/marcos-piffer>. Acesso em: 15 de Mai. 2021. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7