Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Marcos Piffer

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 28.03.2017
11.04.1962 Brasil / São Paulo / Santos

Reflexo, 1993
Marcos Piffer
Matriz-negativo

Marcos Assis Piffer (Santos, São Paulo, 1962). Fotógrafo. Em 1986, gradua-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Católica de Santos, São Paulo. De 1977 a 1990 freqüenta diversos cursos livres, entre eles a oficina Preservação de Fotografia em Preto-e-Branco, orientada por Leopoldo Plentz, em 1987, no Rio de Janeiro, e o curso Conhecendo...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Marcos Assis Piffer (Santos, São Paulo, 1962). Fotógrafo. Em 1986, gradua-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Católica de Santos, São Paulo. De 1977 a 1990 freqüenta diversos cursos livres, entre eles a oficina Preservação de Fotografia em Preto-e-Branco, orientada por Leopoldo Plentz, em 1987, no Rio de Janeiro, e o curso Conhecendo Melhor uma Câmera 4x5, ministrado por Marcos Magaldi, em São Paulo, no mesmo ano. Trabalha como profissional desde 1989, nas áreas de fotografia publicitária e institucional. Paralelamente, desenvolve projetos pessoais sobre cidades brasileiras, esportes, arquitetura e paisagem, enfocando, sobretudo, a questão ambiental e colabora com diversas publicações, como as revistas National Geographic, Casa Claudia, República e Mitsubishi. Expõe individualmente a série Santos: Roteiro Lírico e Poético, em 1998, no Museu Brasileiro de Escultura - MuBE, em São Paulo. Em 1996, recebe bolsa de arte da Fundação Vitae para a finalização do projeto Litoral Norte com fotos da costa paulista, trabalho realizado durante dez anos. Os resultados dão origem à exposição homônima apresentada no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, em 2000. Em seguida, inicia as séries Cofee, sobre o plantio de café no país, e O Brasil pelos Céus do Brasil, com imagens abstratas de céus e nuvens em diferentes regiões. É autor dos livros Santos: Roteiro Lírico e Poético, 1997; Litoral Norte, 1999; e Edifício Caetano de Campos, 2000.

Análise

Marcos Piffer aborda temas diversos como natureza, arquitetura, esportes, paisagens urbanas e plantações de café. Ao se aproximar do assunto, ele fotografa ambientes, construções e atividades humanas com tomadas amplas que se caracterizam, muitas vezes, pela predominância de espaços vazios, além de enfocar detalhes (texturas, formas e gestos) em planos fechados. Em suas imagens, são comuns enquadramentos simétricos, brilhos, contraluzes e formas que se repetem criando ritmos.

Nos ensaios sobre as cidades e praias do litoral paulista, algumas fotos mostram apenas o céu e o mar separados pela linha do horizonte, sugerindo a sensação de solidão e imprevisto. Em outros momentos, as imagens são pontuadas por uma figura (uma criança, um cão ou um barco) ou pequenos grupos. Piffer observa as pessoas de longe, mostrando-as diminutas em relação à escala da natureza. Elas não interagem com o fotógrafo, mas com a paisagem natural ou edificada. Parecem absortas no ambiente (olham o mar, ou estão entretidas em seus afazeres), o que remete à atitude contemplativa do próprio artista diante do tema. Nas imagens feitas em Santos, registra a rotina da cidade paulista fora do período de alta temporada, atividades portuárias, navios e funcionários trabalhando ou posando para a câmera.

Obras 13

Abrir módulo

Exposições 14

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • CARBONCINI, Anna (Coord.). Coleção Pirelli/ MASP de Fotografias: v. 6. São Paulo: MASP, 1996.
  • MARCOS PIFFER. Site do Artista. Disponível em: [http://www.marcospiffer.com.br/]. Acesso em: jan. 2007.
  • PIFFER, Marcos. Santos: roteiro lírico e poético. São Paulo: Laserprint, 1997. 120 p., il. p&b.
  • PIFFER, Marcos. [Currículo]. Enviado pelo artista em 1997.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: