Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Lunara

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1864 Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre
1937 Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre

Sono Pesado, Rio Grande do Sul, 1900
Lunara
Matriz - negativo

Luiz do Nascimento Ramos (Porto Alegre RS 1864 - idem 1937). Fotógrafo e comerciante. Sabe-se que atua em Porto Alegre nas primeiras décadas do século XX, mas não há dados a respeito de sua formação. Começa a trabalhar como guarda-livros, tornando-se mais tarde sócio da firma de importações Franco, Ramos & Cia. Fotógrafo amador, integra a associ...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Luiz do Nascimento Ramos (Porto Alegre RS 1864 - idem 1937). Fotógrafo e comerciante. Sabe-se que atua em Porto Alegre nas primeiras décadas do século XX, mas não há dados a respeito de sua formação. Começa a trabalhar como guarda-livros, tornando-se mais tarde sócio da firma de importações Franco, Ramos & Cia. Fotógrafo amador, integra a associação Sploro Photo-Club, em Porto Alegre, e registra a periferia da cidade aos domingos. Utiliza o pseudônimo Lunara para expor suas imagens. Conquista medalha de ouro na Mostra Grupal de Artes Plásticas, promovida pelo jornal Gazeta do Comércio, em 1903, e, no ano seguinte, é premiado em concurso realizado pelo Photo Club Hélios. Na década de 1910, publica regularmente seu trabalho na revista Máscara. Em 1922, recebe prêmio da publicação Revue de France, de Paris, fato noticiado na revista Ilustração Brasileira, do Rio de Janeiro, que dedica duas páginas ao seu trabalho. Após seu falecimento, sua obra permanece durante décadas guardada por familiares. Em 1976, a jornalista e fotógrafa gaúcha Eneida Serrano (1952) descobre 23 negativos de vidro e dois álbuns com 60 fotografias de sua autoria e, três anos depois, realiza a exposição Lunara - Amador 1900, no Museu de Comunicação Hypólito José da Costa, em Porto Alegre. Em homenagem ao artista, em 2001, o centro cultural Usina do Gasômetro, na capital gaúcha, inaugura a Galeria Lunara, espaço especializado em fotografias.

Comentário Crítico
As fotos de Lunara chamam atenção por revelar aspectos bucólicos da Porto Alegre do início do século XX, e pela correspondência estética que apresentam com movimentos amadores internacionais da época.

O artista segue o padrão temático da fotografia pictorialista desenvolvida sobretudo na França e na Inglaterra nas últimas décadas do século XIX. Pelo enquadramento e assuntos escolhidos, suas imagens se aproximam de movimentos pictóricos como o romantismo e o realismo.

No início dos anos 1900, a capital gaúcha vive intensa expansão urbana. Em seus passeios pela periferia da cidade, Lunara busca privilegiar cenas que denotem a relação harmônica do homem com a natureza. Ele fotografa, aos domingos, quase sempre situações de lazer: casais namorando, piqueniques, lavadeiras no riacho Ipiranga, crianças pescando ou se banhando no rio Guaíba, carreteiros vendendo mercadorias, chácaras, rodas de chimarrão e brincadeiras típicas como pau-de-sebo. Além disso, realiza diversos retratos de ex-escravos.

Lunara trabalha com pesados equipamentos e negativos de grande formato. Suas fotos mostram pessoas de corpo inteiro, em cenas estáticas cuidadosamente montadas e dirigidas por ele. Do ponto de vista temático e compositivo, suas imagens se aproximam dos trabalhos de pintores como Weingartner (1853 - 1929), que, na mesma época e lugar, pintam com lirismo temas cotidianos e regionais.

Obras 10

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • ALVES, Hélio Ricardo. A fotografia em Porto Alegre: o século XIX. In: ACHUTTI, Luiz Eduardo Robinson (org.). Ensaios (sobre) o fotográfico. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1998. 126 p., il. p&b.
  • KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil: século XIX. Prefácio Boris Kossoy. Rio de Janeiro: Funarte, 1980. 128 p.
  • SERRANO, Eneida. "Lunara, o fotógrafo de Porto Alegre." In: ACHUTTI, Luiz Eduardo Robinson (org.). Ensaios (sobre) o fotográfico. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1998. 126 p., il. p&b.
  • SERRANO, Eneida. In: LUNARA. Lunara-Amador 1900. [Catálogo da exposição].

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: